Promises Written in Water, dirigido pelo ator, é quase incompreensível" / Promises Written in Water, dirigido pelo ator, é quase incompreensível" /

Filme de Vincent Gallo transborda pretensão

Promises Written in Water, dirigido pelo ator, é quase incompreensível

Mariane Morisawa, enviada especial a Veneza |

Getty Images
O diretor e ator Vincent Gallo em foto de arquivo: díficil em todos os sentidos
A sala Darsena ficou lotada para a sessão de Promises Written in Water , de Vincent Gallo, na tarde desta segunda-feira (6), na competição do 67º Festival de Veneza. Claro que todos estavam esperando algum escândalo no estilo Brown Bunny , com suas cenas de sexo oral e nudez do protagonista e diretor Vincent Gallo. Mas ele não veio.

O filme provocou risos ainda nos créditos, que informaram que a edição, a música, o roteiro, a produção e a direção eram todas de Vincent Gallo – o ator é famoso pela pretensão. Não é diferente aqui. Ele recusou-se a oferecer sinopse para o catálogo do festival e, segundo o produtor de Essential Killing , em que Gallo participa como ator, não deve aparecer na coletiva de imprensa desta terça-feira, porque “o trabalho fala por si mesmo”. Mas seria bom ter uma mãozinha do diretor, porque aqui o trabalho fala tão pouco por si mesmo que a maior parte da plateia não entendeu do que se trata o filme ou sua trama rodada em preto e branco.

No início, Gallo (claro) aparece procurando emprego como diretor de funerais e por longos minutos fica fazendo cara de tédio, até que finalmente bufa – sentimento compartilhado pelo público. Uma voz feminina diz que está morrendo e que “ele” vai cuidar de seu corpo. Depois, o protagonista aparece discutindo, sempre repetindo as mesmas frases e falando de Colette.

É difícil tirar algum sentido, a não ser que Gallo está brincando com o espectador. Aqui vai uma tentativa de explicação: as repetições seriam takes de um filme que ele está fazendo com a namorada doente, para se recordar dela depois da morte. Mas é muita pretensão para um talento limitado.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG