Filme brasileiro e Sigur Rós nas mostras paralelas

Venice Days e Semana Internacional da Crítica reúnem iniciantes e realizadores consagrados como o chinês Lou Ye

Mariane Morisawa, enviada especial a Veneza |

Divulgação
"Histórias que Só Existem Quando Lembradas", da brasileira Julia Murat
Além da mostra oficial, o Festival de Veneza tem duas paralelas: Venice Days – Jornada dos Autores e a Semana Internacional da Crítica, que acontecem simultaneamente ao evento principal.

Em seu oitavo ano, a seção Venice Days – Jornada dos Autores muda de sede, inaugurando a Casa Degli Autori, e apresenta 12 longas na seleção oficial, entre eles “Histórias que Só Existem Quando Lembradas”, da estreante brasileira Júlia Murat, filha da também cineasta Lúcia Murat. No filme, ela mostra como a chegada da jovem fotógrafa Rita transforma uma remota vila e a vida de Madalena, num marasmo desde a morte do marido.

Entre os outros participantes, estão nomes mais conhecidos, como Lou Ye, vencedor do prêmio de roteiro em Cannes-2009 com “Spring Fever”, que apresenta “Love and Bruises”, estrelado por Tahar Rahim (“O Profeta”). Jean-Marc Vallée, diretor de “A Jovem Rainha Vitória”, participa com “Café de Flore”, protagonizado por Vanessa Paradis.

“Inni” , de Vincent Morisset, com a banda Sigur Rós, terá uma exibição especial. Já o veterano diretor argentino Fernando Solanas vai ser homenageado com a apresentação de “Oro Negro - Tierra Sublevada Parte 2”, sobre a venda dos recursos naturais do país a companhias privadas.

A 26ª Semana Internacional da Crítica, como sempre, escolheu sete estreantes: o argentino “El Campo”, de Hernán Belón, o mexicano “El Lenguaje de los Machetes”, de Kyzza Terrazas, o italiano “Là-Bas”, de Guido Lombardi, a co-produção França-Alemanha-Polônia-Ucrânia “La Terra Outragée”, de Michale Boganim, o francês “Louise Wimmer”, de Cyril Mennegun, o canadense “Marécages”, de Guy Édoin, e o alemão “Totem”, de Jessica Krummacher. Os filmes concorrem ao prêmio do público, bem como ao Luigi de Laurentiis para estreantes.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG