Competição em Veneza termina sem favoritos

Premiação do júri do festival, presidido por Quentin Tarantino, é imprevisível

Mariane Morisawa, enviada especial a Veneza |

AFP
Tarantino: quem vai ganhar o Leão de Ouro?
Nunca se sabe o que sai da cabeça do júri de um festival. Ainda mais de um júri presidido pelo eclético e cinéfilo Quentin Tarantino . Mas o equilíbrio dos filmes em competição do 67º Festival de Veneza faz com que a premiação da noite de sábado (11) seja ainda mais imprevisível do que o normal.

É verdade que, por suas obras, é de imaginar que Tarantino tenha gostado bastante do extravagante Detective Dee and the Mystery of the Phantom Flame , de Tsui Hark. Mas ele também pode ter gostado do forte The Ditch , o filme surpresa de Wang Bing sobre prisioneiros chineses durante a revolução cultural – é bom lembrar que Tarantino escolheu o político Fahrenheit 11 de Setembro no Festival de Cannes de 2004. Sendo assim, a mescla de estilo chamativo e conteúdo político de Balada Triste de Trompeta , de Alex de la Iglesia, também pode ter grandes chances. O visual discreto e a narrativa cheia de lacunas de Post Mortem , de Pablo Larraín, é outro que pode agradar – e o conteúdo político também está presente, assim como em Venus Noire, a paulada de Abdellatif Kechiche.

Sofia Coppola é capaz de levar algum prêmio, como direção, roteiro ou especial do júri por Somewhere . O veterano Monte Hellman , que nunca participou de festivais e está aqui com seu único filme autoral, é candidato forte para algum prêmio especial para o conjunto da carreira.

Entre os atores, a disputa também está indefinida. Natalie Portman tem seu melhor papel e sua melhor atuação como a bailarina dividida em Black Swan . A corajosa Yahima Torres , de Venus Noire , também está entre as fortes candidatas à Coppa Volpi. A estranha e engraçada Sophie Rois pode levar por Drei .
Entre os atores, o maluco Vincent Gallo e seu papel mudo em Essential Killing é um dos favoritos, certamente, bem como Alfredo Castro, de Post Mortem , e Paul Giamatti, de Barney’s Version . Olivier Gourmet e André Jacobs, os dois carrascos de Saartjie Baartman em Venus Noire , também estão no páreo.

    Leia tudo sobre: festival de venezaquentin tarantino

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG