“A energia de Manoel de Oliveira é impressionante”, diz Claudia Cardinale

Atriz é protagonista de 'Gebo e a Sombra', filme do cineasta português de 104 anos exibido fora de competição em Veneza

Mariane Morisawa - enviada especial a Veneza |

Claudia Cardinale ficou impressionada com Manoel de Oliveira. “É a primeira vez que trabalho com ele, fiquei abismada com tanta energia num homem de 104 anos”, disse a atriz em coletiva de imprensa de “Gebo e a Sombra”, exibido fora de competição na manhã desta quarta-feira (5) no Festival de Veneza 2012 .

“Ele ia nadar todos os dias, antes de ir para o set!” O cineasta, que já prepara outro longa-metragem, não compareceu à entrevista.

Siga o iG Cultura no Twitter

No filme, baseado na peça de Raul Brandão, ela interpreta Doroteia, uma mãe que espera por seu filho João (Ricardo Trêpa), um sujeito pouco confiável. Acompanhada pela nora Sofia (Leonor Silveira) e o marido Gebo (Michael Lonsdale), recebe amigos como o artista Chamiço (Luis Miguel Cintra) e Candidinha (Jeanne Moreau). O dinheiro e a pobreza rondam o tempo todo.

Leia também: "Spring Breakers" explora corpos de Vanessa Hudgens e Selena Gomez

“É como uma peça, todos numa sala”, contou Cardinale. Lonsdale achou o cineasta muito discreto. “Ele me disse que não dirigia muito os atores porque eles sabem fazer melhor”, contou.

Luis Miguel Cintra, que trabalhou com o diretor outras vezes, deu sua opinião como espectador: “Quando você vê, não sabe o efeito que o filme vai ter. Há uma sutileza. Ele nos leva além do diálogo superficial. Não é sempre um tema, são dois temas no mesmo quadro, indicando a complexidade”.

O ator português contou que Manoel de Oliveira afirmou, antes das filmagens, que ia tentar falar de pobres no próximo trabalho, por sempre ser criticado por não tratar do assunto. “Quando cheguei ao set, os figurinos não eram roupas de pobre realmente. Não são ricos, mas também não pobres. Acho que a ideia era ser mais filosófico do que retratar a pobreza.”

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG