Veneza inaugura corrida pelo Oscar 2013 de melhor ator

Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, por "The Master", e Michael Shannon, em "The Iceman", já são especulados para a premiação da Academia

iG São Paulo com Reuters |

Veneza tradicionalmente dá o tiro inicial na longa temporada de premiações do cinema, e no momento em que a competição do festival de filmes mais antigo do mundo chega à sua metade, três atores agitam Hollywood com performances memoráveis.

Michael Shannon como um assassino, Philip Seymour Hoffman como um líder de seita inspirado no fundador da Cientologia, L. Ron Hubbard, e Joaquin Phoenix interpretando seu protegido, torturado e volátil, já estão bem cotados cerca de seis meses antes do Oscar.

Acesse o especial do Festival de Veneza

O burburinho em torno de seus personagens ajudou a elevar o espírito em Veneza. O potencial das celebridades é quase tão importante para um festival de cinema quanto a qualidade dos filmes, uma vez que atrai a mídia mundial e lembra por que o notoriamente caro festival de Veneza ainda é importante em um calendário repleto de eventos rivais.

Com o festival de 11 dias na ilha de Lido chegando à sua metade nesta segunda-feira, o maior sucesso até o momento é "The Master" . Primeiro filme do diretor Paul Thomas Anderson desde o aclamado "Sangue Negro", de 2007, o filme combina controvérsia – concentrando-se no começo da Cientologia – e atores de gabarito como Hoffman e Phoenix.

Todd McCarthy, do The Hollywood Reporter, chamou o longa de "um drama corajoso, desafiador e brilhantemente interpretado, que é uma obrigação para um público sério".

Leia também: Inspirado na Cientologia, "The Master" é candidato sério ao Leão de Ouro

Nem todos os críticos gostaram, mas a maioria concordou que os dois atores centrais estavam no auge de seus poderes, com Hoffman como o dominador e explorador Lancaster Dodd e Phoenix como um assistente perturbado e beberrão – poucos ficariam surpresos em vê-los nomeados para premiações.

O site GoldDerby, que antecipa premiações do showbusiness, colocou "The Master" como favorito para o Oscar de melhor filme, Anderson está bem cotado para melhor diretor e Hoffman e Phoenix estão entre os cinco melhores para o prêmio de melhor ator.

Ambos os atores estiveram em Veneza, onde o comportamento de Phoenix foi instável e ele mal articulou suas frases durante uma coletiva de imprensa.

Michael Shannon, inicialmente cotado para o Oscar deste ano por "O Abrigo", que saiu direto em DVD no Brasil, estrela o elogiado "The Iceman" . Exibido fora de competição em Veneza, o filme é baseado na história real de Richard Kuklinski, assassino de aluguel da máfia que teria matado 250 pessoas entre as décadas de 1940 e 1980.

Leia também: Equipe de "The Iceman" nas fotos de quinta-feira em Veneza

O nome em inglês, literalmente "homem de gelo", era o apelido do criminoso, que congelou o corpo de algumas de suas vítimas para que a polícia não soubesse com certeza quando elas teriam sido mortas. O elenco de "The Iceman" conta ainda com Winona Ryder, Ray Liotta, Chris Evans, James Franco, David Schwimmer e Stephen Dorff.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG