Buraco no Festival de Veneza é parcialmente fechado

Herança de obra milionária para construção do novo Palácio do Cinema, cratera deu origem a uma praça com bar e mesas para os frequentadores

Mariane Morisawa - enviada a Veneza |

Alberto Barbera foi apontado em dezembro para a direção do Festival de Veneza, e algumas mudanças já foram sentidas, entre elas a redução do tamanho do evento e a formação de um mercado de filmes. Outra coisa que os frequentadores notaram é a cobertura parcial do buraco aberto para a construção do novo Palazzo del Cinema, agora dando lugar a uma praça com bar, mesinhas e poltronas no acesso pela praia ao Palazzo del Casinò, onde ficam algumas salas, como a Perla, e a área de imprensa.

Leia também:  Mira Nair reflete sobre conflito entre Oriente e Ocidente pós-11 de Setembro

Getty Images
Visão geral do Festival de Veneza 2012, realizado no Lido

As obras da nova sede do festival, com orçamento de 100 milhões de euros, foram interrompidas quando amianto, altamente tóxico, foi descoberto no solo. O custo estimado para a remoção do material seria de 15 milhões de euros.

Quando Barbera foi anunciado como substituto de Marco Müller, que dirigiu o festival por oito anos, o material de imprensa informava: “Para enfrentar a competição crescente, a Biennale (órgão que promove o evento) está comprometida a promover a reconstrução das áreas já em construção nos próximos quatro anos”.

Acesse o especial do Festival de Veneza

Também foram instalados novos equipamentos de projeção para cópias digitais e em película. Barbera prometeu entregar nos próximos três anos as novas instalações, com reformas nas salas Grande, Darsena e Volpi.

Em compensação, a área de imprensa perdeu uma sala e tornou mais difícil o trabalho dos jornalistas, que competem como nunca por uma tomada. Pufes, no entanto, não faltam. Quando quiserem descansar em vez de trabalhar, repórteres e críticos terão espaço suficiente. Se bem que talvez seja preciso expulsar alguns chatos que insistem em escrever.

    Leia tudo sobre: festival de veneza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG