Curta brasileiro "O Afinador" entra em mostra paralela de Veneza

Latinos ficam de fora da competição oficial; argentina Lucrecia Martel exibirá curta-metragem

iG São Paulo |

Seis filmes latino-americanos, incluindo o brasileiro "O Afinador", serão exibidos nas seções paralelas do Festival de Veneza 2012 , que será realizado de 29 de agosto até 8 de setembro.

Leia também:  Festival de Veneza terá novos filmes de Terrence Malick e Brian de Palma

Voltada para obras inovadoras, a seção "Horizontes", que conta com premiação e júri próprios, é a que traz o maior número de participantes latinos, quatro no total, sendo que apenas um é um longa – trata-se de "Leones", uma coprodução entre Argentina, França e Holanda dirigida pelo cineasta Jasmim López.

Divulgação
Sandra Corveloni e Lui Seixas no curta-metragem "O Afinador"

Na disputa pelo prêmio de melhor curta-metragem está o brasileiro "O Afinador", de Fernando Camargo e Matheus Parizi, com Lui Seixas, Norival Rizzo e Sandra Corveloni (atriz premiada em Cannes em 2008).

O curta mexicano "Las Manos Limpias", de Carlos Armella e protagonizada por Sonia Couoh e Francisco Godínez, e o paraguaio "Resistente", de Renate Costa e Salla Sorri, também estão na lista.

Siga o iG Cultura no Twitter

Fora da competição, mas dentro das projeções especiais, será apresentado o documentário franco-argentino "El Impenetrable", de Daniele Incalcaterra e Fausta Quattrini, enquanto a seção "Clássicos de Veneza" exibirá o documentário mexicano "Olhares Múltiplos", de Emilio Maillé.

Além das seções paralelas diretamente administradas pela organização do Festival de Veneza, outras produções participam da Semana Internacional da Crítica e das Jornadas de Autor, que abrem espaços para artistas menos conhecidos.

Acesse o especial do Festival de Veneza

O filme mexicano "No Quiero Dormir Sola", de Natalia Beristain, competirá dentro da Semana da Crítica, enquanto a produção da Itália, Argentina e Paraguai "Muta", curta da diretora argentina Lucrecia Martel, será exibida nas Jornadas de Autor.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG