Vanessa defende incentivo fiscal ¿permanente¿ à Zona Franca

Deputada pelo Amazonas critica FHC e elogia Lula pelos incentivos à Zona Franca de Manaus até 2023.

Mário Bentes, iG Amazonas |

A deputada federal e candidata ao Senado pelo Amazonas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a bancada do seu Estado no Congresso Nacional enfrentou dificuldades para aprovar o modelo de incentivos fiscais até o ano de 2023 para a Zona Franca de Manaus. E criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Segunda ela, FHC assumiu postura “desfavorável” à prorrogação da Zona Franca. “No governo anterior (FHC), tentamos prorrogar a Zona Franca e não conseguimos, tentamos barrar a aprovação da lei de Informática e não conseguimos. Em anos anteriores, em governos anteriores, nós vivíamos um problema cotidiano.”

A candidata ao Senado pela coligação “Avança Amazonas” enumerou como “problema cotidiano” as questões da perda de empregos e transferência de indústrias. “Agora nós não tivemos nenhum problema em relação a isso e a Zona Franca se desenvolve,” assegurou, em entrevista a uma emissora de TV. Vanessa também defendeu a proposta de tornar o modelo permanente.

“Nós precisamos torná-la permanente. Acabar com esse negócio de incentivos até 2023, até 2033. Tornar os incentivos permanentes e imediatamente expandir para a região metropolitana, permitir que outros municípios também possam receber indústrias.” Somente industrializados, acrescentou, os municípios amazonenses poderão “buscar um novo caminho de desenvolvimento.”

Arthur Vírgilio

Ao falar da prorrogação até o ano de 2033, a candidata se referia a mais recente intervenção do prazo de existência do modelo, que aconteceu com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 17/2008. A PEC é de autoria de um dos adversários de Vanessa na corrida pelo Senado: Arthur Virgílio (PSDB), candidato a reeleição.

Em seus programas eleitorais, Virgílio vem afirmando o oposto ao que disse Vanessa: que a aprovação da PEC 17/2008 só aconteceu mediante “forte pressão” no Governo. Em visita a Manaus há uma semana, o candidato à Presidência José Serra (PSDB) também defendeu a “perenização” do modelo Zona Franca, durante almoço-palestra com empresários do Polo Industrial.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG