Trutas caem em cascata do fundo de um avião voando baixo sobre um lago montanhoso de Utah
Foto: Reprodução/ Utah Wildlife Resources Division
Trutas caem em cascata do fundo de um avião voando baixo sobre um lago montanhoso de Utah

Você já viu uma "chuva de peixes"? Por mais incomum e fantasioso que possa parecer, esse "fenômeno" ocorre algumas vezes por ano nos lagos montanhosos de Utah, nos Estados Unidos. 

Os peixes caem do céu, mas não porque estão voando, é claro. Isso acontece quando os lagos e riachos de grande altitude, do estado, precisam ser reabastecidos com pequenas trutas para pesca recreativa. A Divisão de Recursos da Vida Selvagem de Utah despeja os animais a partir de um avião voando baixo, a cerca de 30 a 45 metros acima do solo. Veja o vídeo.

Segundo a agência, o processo é indolor e cerca de 95% dos peixes sobrevive. Eles começam suas vidas em incubatórios e ficam em tanques até julho, quando começa a temporada de abastecimento aéreo. As trutas arco-íris, das fontes e tigre são enviadas primeiro - mais tarde na temporada, a truta azul ou truta assassina (Oncorhynchus clarkii) se junta à mistura.

Antes da queda, os animais são aclimatados às temperaturas da água e depois são estudados para verem quantos sobreviveram.

Os peixes são nativos da região e costumam ser estéreis, de modo que não podem repovoar os lagos por conta própria. Outras espécies, como a truta azul, são liberadas para atacar outros peixes cujas populações podem crescer muito, deixando seus ecossistemas fora de controle.

Alguns peixes só precisam de um reforço extra para suas populações em dificuldades, informou a divisão.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!