TRE-RJ muda lista de deputados estaduais eleitos

Tribunal constatou falha humana e recontou os votos, o que levou à saída de Rogério Cabral (PSB) e a entrada de Átila Nunes (PSL)

iG Rio de Janeiro |

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) anunciou nesta segunda-feira (18) duas alterações na listagem dos 70 deputados eleitos para a Alerj. Rogério Cabral (PSB) sai da relação de eleitos e Átila Nunes (PSL) entra. O motivo da mudança foi a constatação de uma falha humana no registro dos votos de Claudiocis Francisco da Silva, o Claudiocis das Ambulâncias (PSL), que teve 10.284 votos e o registro de candidatura deferido com recurso.

A falha aconteceu no lançamento da situação do registro de Claudiocis no sistema como “indeferido com recurso”. Nesta situação, os votos são temporariamente anulados até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue o recurso. Quando o candidato tem a candidatura deferida com recurso, os votos ficam provisoriamente contabilizados até a decisão definitiva do TSE.

O PSL identificou o problema e, com os votos do seu candidato, modificou o quociente partidário. Com isso, o partido ganhou o direito a mais uma vaga de deputado estadual, que será preenchida por Átila Nunes (21.336 votos). Já Rogério Cabral, que caiu, obteve 43.215 votos. Caso a candidatura de Claudiocis seja rejeitada definitivamente pelo TSE, os votos do candidato serão anulados e o TRE-RJ precisará mudar novamente a listagem de deputados eleitos.

    Leia tudo sobre: Eleições RJTRE-RJAlerjrecontagem de votos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG