TRE-MT pede proteção para juízes ameaçados de morte

Presidente do Tribunal, desembargador Rui Ramos Ribeiro solicitou medida ao Comando Geral da PM no Estado

Kelly Martins, iG Cuiabá |

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Rui Ramos Ribeiro, pediu proteção policial ao Comando Geral da Polícia Militar para os juízes eleitorais Wagner Plaza Machado Júnior, da Comarca de Juara, e Roger Donega, de Nova Monte Verde.

O desembargador também pediu à Polícia Federal que investigue o caso e adote as providências cabíveis.

Os juízes encaminharam um ofício ao TRE-MT informando que foram ameaçados de morte após determinarem investigação contra candidatos por compra de votos.

Wagner Plaza conta que uma das ameaças ocorreu no dia 16 último, em Juara, data em que expediu mandado de busca e apreensão em um posto de combustível.

O magistrado dectetou que em Juara houve a prática de compra de votos pelas coligações do governador Silval Barbosa (PMDB), do ex-governador Blairo Maggi (PR), ex-presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PP) e o deputado federal Eliene Lima (PR).

No documento, Wagner conta que algumas pessoas se aproximaram do seu assessor e uma delas disse: "Se o juiz continuar rígido desse jeito será preciso chamar um matador".

O mandado foi cumprido com base na denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), que apresentou, inclusive, imagens do circuito interno de segurança que aponta suposta compra de voto pelos candidatos no período de 9 a 16 deste mês.

No local foram apreendidos documentos contábeis, notas fiscais, requisições de combustível.

O presidente do TRE disse ainda que fato semelhante ocorreu com o juiz Roger Donega, na cidade de Nova Monte Verde. Ele também alegou ter sido ameaçado depois de um mandado. Mas preferiu não citar o nome do investigado.

Para a reta final de campanha, Rui Ramos garantiu que o processo eleitoral no Estado ganhará reforço na segurança e que as ameaças não vão prejudicar as eleições no dia 3 de outubro.

    Leia tudo sobre: Eleições MTEleições TRE-MT

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG