TRE pede ao TSE que autorize força federal em 105 cidades do Pará

Justiça acredita que a presença do Exército, Polícia Militar e Guarda Municipal nas zonas eleitorais coibi violência nas eleições

iG Brasília |

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Pará solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apoio da força federal para 105 cidades, a fim de garantir a segurança no dia das eleições. Os pedidos são feitos por representantes de municípios que sistematicamente registram conflitos durante as eleições.


Entre os que solicitaram força federal este ano estão os municípios de Igarapé-Miri, Cachoeira do Arari, Bragança, Viseu, Altamira e Itaituba. Jorge Monteiro, chefe de segurança institucional do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informou que as solicitações foram protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


“Geralmente o TSE autoriza para todos os municípios. O juiz possui uma demanda do que acha necessário para que a segurança fique localizada, já que estão mais próximos das ocorrências. O planejamento estratégico da segurança é feito pelo próprio Exército,” enfatizou Monteiro.


Os soldados do Exército – explicou o representante do TRE – ao chegarem ao município onde o apoio foi solicitado, se apresentam ao juiz da zona eleitoral.Talvez por isto a maioria dos pedidos requeira a presença de tropas do Exército nos municípios no dia das eleições.


Além do apoio da força federal, os municípios contarão ainda com a segurança da Polícia Militar, da Guarda Municipal e demais órgãos de segurança dos locais. “Existe uma grande preocupação e por isso o planejamento para que tudo ocorra tranquilamente,” concluiu Monteiro.

    Leia tudo sobre: eleiçãoparáforça federalmunicipios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG