TRE determina voto digital para eleitor de sete municípios de TO

Decisão vale para 2,84% do eleitorado do Estado, que terão que apresentar documento com fotografia na hora do voto.

iG Brasília |

Em Tocantins, Estado criado pela Constituição de 1988, o eleitorado de sete municípios vai votar utilizando identificação biométrica. Representantes da Justiça Eleitoral acreditam que esse sistema – que identifica o eleitor por sua impressão digital – exclui a possibilidade uma pessoa votar por outra.

Desta forma, a identificação biométrica tornará inviável a fraude ao procedimento de votação. Os sete municípios que terão votação biométrica são: Alvorada, Figueirópolis, Talismã, Bom Jesus do Tocantins, Pedro Afonso, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins.

Esses municípios pertencem as 14ª e 23ª ZEs – Zonas Eleitorais e possuem 25.875 eleitores aptos a votar, o que equivale 2,84% do eleitorado tocantinense, conforme dados divulgados pela Justiça Eleitoral do Estado.

As urnas estão no TRE -T0 desde sexta-feira (9). Após as vistorias técnicas, serão encaminhadas para as ZEs. Além da votação biométrica, existe outra novidade para as eleições de outubro em Tocantins.
Trata-se da apresentação de documento oficial com foto, junto ao título de eleitor.

A decisão atende ao cumprimento do artigo 91-A da Lei das Eleições (9504/97), que dispõe: “No momento da votação, além da exibição do respectivo título, o eleitor deverá apresentar documento de identificação com fotografia” (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009).

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG