terremoto de 27 de fevereiro." / terremoto de 27 de fevereiro." /

Polícia chilena recupera US$ 3 milhões em produtos saqueados

SANTIAGO DO CHILE - A polícia chilena recuperou US$ 3 milhões em produtos saqueados em Concepción e cidades vizinhas após o http://ultimosegundo.ig.com.br/terremoto-no-chile/terremoto de 27 de fevereiro.

EFE |

Até agora foram detidas 168 pessoas, segundo informações das autoridades. De acordo com um porta-voz policial, as operações continuarão até dar "tranquilidade definitiva" à população.

AFP
Policial mostra objetos recuperados em Concepción

Policial mostra objetos recuperados em Concepción


Ainda segundo a fonte, apenas 10% dos detidos após os saques têm antecedentes criminais e a grande maioria é formada por pessoas de classe média baixa e trabalhadores que vivem em cidades nos arredores de Concepción, a segunda maior cidade do Chile com 670 mil habitantes.

Até operários, donas de casa e empregadas domésticas reconheceram ter roubado.

Pouco a pouco a região retoma a normalidade, com a reabertura de lojas e bancos, além da reposição de serviços como água, luz e telefone. Além disso, o horário do toque de recolher será reduzido.

A população segue temendo as réplicas do terremoto. A mais recente ocorreu às 8h43 locais (mesmo horário em Brasília) desta terça-feira e teve intensidade de 4,6 graus na escala Richter, segundo o Serviço de Geologia dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O epicentro foi situado em terra firme, perto da localidade de Curanilahue, na Província de Arauco, cerca de 594 quilômetros ao sul de Santiago.

Um pouco antes, às 7h48 locais (mesmo horário em Brasília), outro sismo, de 4,9 graus, sacudiu também a região de Biobío, com o epicentro no mar, a cerca de 73 quilômetros a sudoeste de Concepción.

Às 2h53 foi sentido mais um tremor, de 4,8 graus, que sacudiu essa região e Araucanía, com o epicentro localizado também no mar, 23 quilômetros a sudoeste de Concepción e a 35 quilômetros de profundidade.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), esse tremor registrou uma intensidade de seis graus em Concepción, de acordo com a escala internacional de Mercalli, que vai de 1 a 12, e de 4 graus nas localidades de Angol e Renaico, na região de Araucanía.

Leia também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: chileterremototerremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG