terremoto de 27 de fevereiro." / terremoto de 27 de fevereiro." /

Piñera anuncia mudanças no orçamento para reconstrução pós-terremoto

O novo presidente do Chile, Sebatián Piñera, anunciou neste sábado que fará mudanças no orçamento de 2010 para iniciar a reconstrução do país após o devastador http://ultimosegundo.ig.com.br/terremoto-no-chile/terremoto de 27 de fevereiro.

AFP |

"Vamos enviar ao Congresso nos próximos dias um projeto de lei de emergência para utilizar todas as ferramentas e recursos disponíveis para acelerar o processo de enfrentar a emergência", disse Piñera na cidade portuária de Talcahuano, quase 500 quilômetros ao sul da capital, uma das mais afetadas pelo terremoto e posterior tsunami de 27 de fevereiro .

"Vamos enviar também ao Congresso um projeto de reconstrução que vai significar uma reformulação muito profunda do orçamento de 2010. Porque as prioridades mudaram e sem dúvida temos de usar não apenas nossa vontade, mas também nossa ação na tarefa de reconstruir os setores mais afetados", acrescentou.

Piñera afirmou que levantar o país "vai significar o esforço e a solidariedade de todos os setores".

"Há setores que foram mais afetados que outros: os mais afetados precisam de mais ajuda, os menos afetados precisam dar mais ajuda, e isso vai ser parte dessa lei de reconstrução", completou.

Na sexta-feira, o presidente calculou em mais de US$ 30 bilhões os danos provocados pelo terremoto e o tsunami. 

Leia também:

Leia mais sobre Chile

    Leia tudo sobre: chileterremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG