posse do presidente Sebástian Piñera. Às 16h, o alerta de tsunami foi retirado para toda a área costeira, e permanece vigente apenas para a Ilha de Páscoa, no Pacífico Sul." / posse do presidente Sebástian Piñera. Às 16h, o alerta de tsunami foi retirado para toda a área costeira, e permanece vigente apenas para a Ilha de Páscoa, no Pacífico Sul." /

Após tremores e alerta de tsunami no Chile, moradores do litoral deixam suas casas

Dezenas de moradores de cidades litorâneas do Chile deixaram suas casas nesta quinta-feira, após três novos tremores atingirem o país, provocando um alerta de tsunami. O primeiro terremoto ocorreu por volta das 11h50, dez minutos antes da http://ultimosegundo.ig.com.br/terremoto-no-chile/2010/03/11/sebastian+pinera+toma+posse+como+novo+presidente+do+chile+9424543.html target=_topposse do presidente Sebástian Piñera. Às 16h, o alerta de tsunami foi retirado para toda a área costeira, e permanece vigente apenas para a Ilha de Páscoa, no Pacífico Sul.

iG São Paulo |


Em Constituición, cidade localizada a 360 quilômetros ao sul de Santiago, moradores se refugiaram em morros, enquanto militares e policiais coordenavam o tráfego. Delfina Fuentes, professora de 60 anos, abandonou sua casa para refugiar-se no morro Castillo. "Fiquei nervosa", disse.

Moradores de Constituición se refugiam em morro/AP


Na região de Bío-Bío, uma das mais atingidas pelo terremoto do dia 27 de fevereiro, os moradores deixavam suas casas sem tumulto, de acordo com uma rádio local.

Em Santiago, o tremor foi sentido principalmente por quem estava em edifícios altos. Muitas pessoas foram às ruas e algumas chegaram a desmaiar. Os colégios da capital interromperam as aulas e os pais correram para buscar seus filhos.

Novos tremores

Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o primeiro tremor, que alcançou 6,9 graus na escala Ritcher, aconteceu às 11h39. Um segundo tremor, de força similar, aconteceu 17 minutos depois e teve magnitude de 6,7 graus. Depois de 11 minutos, outro tremor, de 6 graus, atingiu o país.

Os tremores foram sentidos com força na capital Santiago e na região do porto de Valparaíso. Minutos após o terremoto, a Marinha do Chile emitiu um alerta de tsunami para a área costeira do país.

Em sua primeira declaração oficial depois de ter assumido como presidente do Chile, Piñera pediu que a população não se desesperasse com os tremores, mas respeitassem o alerta de tsunami.

Posse

Piñera tomou posse nesta quinta-feira, tendo como tarefa mais urgente reconstruir as regiões afetadas por um dos piores terremotos da história, ocorrido há menos de duas semanas.


Piñera acena após receber a faixa presidencial de Michelle Bachelet / AFP


A transferência do poder da popular presidente socialista Michelle Bachelet para Piñera aconteceu em uma austera cerimônia no Congresso chileno, localizado na cidade litorânea de Valparaíso.

Após a cerimônia, autoridades chilenas ordenaram a evacuação do Congresso. Segundo o jornal local "La Tercera", o tremor assustou convidados e políticos que estavam no Salão de Honra do Congresso Nacional e algumas pessoas se retiraram do local. A posse de Piñera, porém, ocorreu normalmente .

Com Reuters e AFP


Leia também:

Leia mais sobre Chile

    Leia tudo sobre: chileterremototerremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG