SWU deve ser última chance para ver Sonic Youth e Faith no More

Festival também pode marcar uma das derradeiras performances de Fergie com o Black Eyed Peas

Augusto Gomes, iG São Paulo |

O festival SWU , que acontece de 12 a 14 de novembro em Paulínia, no interior de São Paulo, terá sabor de despedida para pelo menos duas de suas principais atrações.

Uma delas é o Sonic Youth. Thurston Moore e Kim Gordon, dois dos fundadores do grupo, anunciaram há um mês que vão se separar , após 27 anos de casamento.

Siga o iG Cultura no Twitter

Segundo um comunicado oficial divulgado pela gravadora da banda, o futuro do grupo é "incerto". A certeza é que eles finalizarão a turnê pela América do Sul.

A última apresentação é justamente no SWU, no dia 14 de novembro. Esta pode ser, após 30 anos de carreira, a performance final do Sonic Youth.

Veja letras do Sonic Youth no Vagalume

Antes de tocar no Brasil, a banda passará ainda por Peru (10) e Chile (12). A série de shows pela América do Sul começou no sábado (5), na Argentina, e depois o grupo foi ao Uruguai (8).

Kim Gordon abriu a apresentação de forma lacônica, dizendo apenas "nós somos o Sonic Youth e esta é 'Sacred Trickster'". A música pretence ao disco "The Eternal" (2009).

Acesse o especial do SWU

A apresentação misturou canções mais antigas, como "Tom Violence" e "Death Valley '69", com as novidades "Calming the Snake" e "What We Know".

Os maiores sucessos da banda ficaram quase todos de fora. As raras exceções foram "Tom Violence" (1986) e "Sugar Kane" (1991) - esta última fechou o show.

Tricia Vieira
Faith No More
Faith No More

Outra banda que pode fazer sua última performance no SWU é o Faith No More. O grupo liderado por Mike Patton está escalado para fechar o evento, no dia 14/11.

O quinteto já havia encerrado as atividades no ano passado, quando terminou a turnê da reunião da banda. A despedida aconteceu num show em Santiago, no Chile.

Veja letras do Faith No More no Vagalume

Neste ano, decidiram se reunir mais uma vez após receber o convite para tocar no SWU. O retorno, no entanto, só inclui um show no Brasil e três datas na América do Sul.

Nesta terça (8), o Faith no More toca em Buenos Aires, na Argentina. Na quarta (9), em Montevidéu, no Uruguai. E, no sábado (12), em Santiago, no Chile.

Como não há nenhum plano de gravar um novo disco e o vocalista Mike Patton continua cheio de projetos paralelos, é bem provável que o Faith No More se separe após o SWU.

Jorge Rosenberg, especial para o iG
Fergie, uma das integrantes do Black Eyed Peas
Black Eyed Peas

Diferentemente de Sonic Youth e Faith no More, o Black Eyed Peas não corre o risco de acabar após o SWU. Em compensação, é grande a chance da cantora Fergie cair fora.

Após tocar no SWU, o grupo fará apenas mais duas apresentações (dia 15 no Paraguai e dia 23 em Miami, nos EUA) e depois entrará em férias por período "indeterminado".

Veja letras do Black Eyed Peas no Vagalume

Seria a oportunidade para Fergie deixar a banda. Desde que lançou seu álbum solo em 2006, os boatos sobre sua saída do Black Eyed Peas são insistentes.

O mais recente rumor, divulgado na semana passada pela site Mediatakeout, é que ela seria substituída pela cantora Ashanti . O grupo não confirmou a informação.

Fergie é integrante do Black Eyed Peas desde 2003. Antes, a banda já havia lançado dois discos, ambos de sucesso moderado. Após sua entrada, a banda alcançou fama mundial.

Acesse o especial SWU

    Leia tudo sobre: SWUBlack Eyed PeasFaith no MoreSonic YouthFergie

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG