Destaque do SWU, Tedeschi Trucks Band equilibra blues e soul music

"Quem sabe não tocamos alguma coisa dos Beatles para vocês?", afirma líder da banda; leia entrevista ao iG

Augusto Gomes, iG São Paulo |

Derek Trucks começou a tocar guitarra ainda criança e, aos 12, já fazia shows com o Allman Brothers Band, um dos grupos mais importantes da história do blues. Antes de completar 20 anos, já havia tocado com nomes como Bob Dylan e arrancada elogios de Eric Clapton e Buddy Guy, para citar apenas duas lendas da guitarra.

Divulgação
Os integrantes da Tedeschi Trucks Band: grupo se apresenta no domingo (13), segundo dia do SWU
Ele é um dos líderes da Tedeschi Trucks Band, uma das atrações do festival SWU , que acontece em Paulínia de 12 e 14 de novembro. O outro líder - ou melhor, a líder - é sua mulher, Susan Tedeschi. Ela também é um nome respeitado no mundo do blues e já concorreu a quatro Grammys, incluindo revelação do ano em 2000.

Leia também: Vai ao SWU? Saiba o que levar na mala

Os dois são casados desde 2001, mas só formaram o grupo no ano passado. "Estávamos muito ocupados com outros projetos", justifica Trucks, em entrevista por telefone ao iG . O álbum de estreia, "Revelator", foi lançado em junho deste ano e acaba de ganhar uma edição brasileira, para aproveitar a participação do grupo no festival SWU .

O disco recebeu elogios da revista Rolling Stone, que o chamou de obra-prima, e do All Music Guide, que disse que o álbum tem "tudo o que o ouvinte pode querer".

Siga o iG Cultura no Twitter

A gravação aconteceu há aproximadamente um ano, no estúdio montado na casa de Derek e Susan na Flórida. "Fizemos umas 40 canções e escolhemos uma dúzia para entrar no disco. Foi bem demorado", conta Trucks. "Estava acostumado a passar 300 dias por ano fazendo shows e, quando conseguia juntar 15 músicas, gravava. Esse foi diferente."

O resultado foi um disco que equilibra o blues de Derek Trucks, um dos melhores guitarristas da atualidade, com o lado mais soul music de Susan Tedeschi. Junto com eles, estão mais nove músicos. Entre eles, pesos pesados como o baixista Oteil Burbridge, também ex-integrante do Allman Brothers Band.

Uma prévia desse trabalho já havia sido divulgada no ano passado, quando o grupo foi convidado para uma participação no disco "The Imagine Project", do pianista Herbie Hancock. Acostumado a tocar com lendas da música, Trucks não se assustou. "Herbie é uma ótima pessoa e tocar com ele foi muito divertido", afirma.

A parceria rendeu uma música, "Space Captain", uma das melhores do disco de Hancock. E destacar-se naquele álbum não era uma tarefa fácil, já que ele incluia participações especiais de peso, como Dave Matthews (em "Tomorrow Never Knows") e a brasileira Céu (em "Tempo de Amor").

"Space Captain" é uma das canções que podem entrar no repertório da Tedeschi Trucks Band no SWU. "Gostamos dessa música. Mas só definimos o repertório duas horas antes dos shows", diz Derek. Além das composições próprias, o grupo também costuma tocar covers. "Quem sabe não tocamos alguma coisa dos Beatles para vocês? Pode ser", promete.

Derek, Susan e companhia tocam no domingo (13), segundo dia do SWU. Seu show está marcado para as 17h10, no palco principal do evento. Neste dia, o festival ainda receberá nomes como Lynyrd Skynyrd, Peter Gabriel, Duran Duran, Chris Cornell, Hole, Modest Mouse e !!!, entre outros. Veja aqui a programação completa.

Assista abaixo ao clipe de "Learn How to Love", uma das faixas do disco "Revelator":

null

    Leia tudo sobre: SWUTedeschi Trucks Band

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG