Silval é reeleito governador de Mato Grosso

Peemedebista vence eleição ao superar barreira dos 51% de votos, além de superar o adversário Mauro Mendes (PSB)

Kelly Martins, iG Cuiabá |

Com quase 100% dos votos apurados, Silval Barbosa (PMDB) foi reeleito como governador de Mato Grosso.

Pela última parcial da apuração, o peemedebista contava com 51,09% dos votos, bem à frente do adversário Mauro Mendes (PSB) que somou 31,97% dos votos.

Silval é bacharel em Direito e empresário. Com 49 anos de idade, nascido em Borrazópolis, no interior do Paraná, casado com Roseli Barbosa e pai de três jovens, o peemedebista veio para o Estado em 1977.

A princípio, o governador  se radicou na região norte do Estado, onde participou de maneira efetiva do processo de colonização das cidades de Matupá, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia e Novo Mundo.

Seu primeiro cargo público foi como prefeito de Matupá (695 km ao norte de Cuiabá) de 1993 a 1996. Em 1998, se elegeu deputado estadual e em 2002 foi reeleito.

No ano seguinte, ele tornou-se primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (2003-2004). Em 2004, foi nomeado presidente da Mesa Diretora e permaneceu no cargo de 2005 a 2006.

Em 2006, Silval Barbosa foi eleito vice-governador do Estado com 65,39% dos votos.

Agora, ele garante dar continuidade ao trabalho de seu antecessor que teve como prioridade de gestão os setores de infraestrutura e habitação.

Ele já tinha assumido o governo por cinco vezes em períodos de ausência do então governador Blairo Maggi, durante suas viagens ao exterior e em férias.

Líder empresarial e dono de um patrimônio avaliado em R$ 57 milhões, o segundo colocado na eleição do primeiro turno, Mauro Mendes argumenta que traz para a vida pública o perfil de empreendedor com o sucesso obtido no setor privado.

Sendo principal acionista da empresa Bimetal Metalúrgica, uma das principais do país no ramo de telefonia celular, e ainda no comando da Federação das Indústrias (Fiemt), Mauro Mendes garante ter respaldo suficiente para fazer a diferença.

O socialista se intitula como o “novo” na política, já que não carrega no currículo nenhum cargo político e de quebra, quer ser a diferença no Estado.

Menino pobre nascido na zona rural de Anápolis, em Goiás, Mauro cresceu ao lado de seus oito irmãos carregando o sonho de vencer. No entanto, a família ficou em Goiás e Mauro embarcou no ônibus que o trouxe para Cuiabá.

Ao ingressar no curso de Engenharia Elétrica, encabeçou o movimento estudantil na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Após concluir o curso, Mendes montou uma fábrica no quintal da sua casa, o que garante ter lhe rendido muitos frutos posteriormente.

Com o sucesso, tornou-se amigo do governador Blairo Maggi (PR), filiou-se ao seu partido e, em 2008, disputou a prefeitura de Cuiabá em dois turnos.

Porém, a falta de espaço fez com que trocasse o PR pelo PSB, o que candidato ao governo.

    Leia tudo sobre: Eleições MTEleições Silval

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG