Silval anuncia `pré-sal¿ de MT

Expressão foi cunhada pelo governador para a descoberta de duas grandes reservas de minério no Estado

Marcello Sigwalt - iG Brasília |

Líder disparado das pesquisas que o apontam como vencedor, já no primeiro turno, o governador e candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB) acaba de levantar mais um trunfo político.

Com toda pompa, Barbosa anunciou hoje a descoberta de duas imensas jazidas estimadas em 11,5 bilhões de toneladas de minério de ferro e de 450 milhões de toneladas de fosfato.

Elas estão localizadas na região oeste de Mato Grosso, no município de Mirassol D’Oeste, e cobririam uma área de 43 km².

Rápido de discurso, Silval cunhou logo outro slogan político. Parafraseando o presidente Lula, o governador considera a descoberta o novo 'pré-sal' de MT.

Embora o uso eleitoral do fato seja implícito, cabe ao Ministério Público observar os desdobramentos institucionais da descoberta.

O depósito de ferro é estimado em 11 bilhões de toneladas, com teor de 41%. A jazida é bem maior do que a de Carajás, que chega a 3 bilhões de toneladas.

O depósito de fosfato, por sua vez, possui 428 milhões de toneladas, com teor de 6%. Como MT consome 610 toneladas/ano, o depósito levaria 700 anos para ser integralmente consumido.

Assim, o Estado, de importador passa a ser exportador de fosfato, matéria-prima utilizada amplamente na fabricação de fertilizantes para a agricultura.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG