Senador Valter Pereira pode ser expulso do PMDB-MS

Acusado de apoiar abertamente Zeca do PT, Pereira adianta que pretende continuar no partido, apesar das pressões contrárias

iG Brasília |

O apoio aos ‘adversários’ derrotados nas eleições deste ano Zeca do PT (ao governo) e Dagoberto Nogueira (PDT), ao Senado, está custando caro ao senador Valter Pereira (PMDB).

O parlamentar agora está ameaçado de expulsão do partido, após apoiar abertamente o adversário do candidato peemedebista – o então governador agora reeleito André Puccinelli – Zeca do PT.

O motivo do inédito apoio foi a derrota, sofrida por Pereira, para Waldemir Moka nas prévias do partido para escolha de seu candidato ao Senado.

Em vez de aceitar o resultado, o senador não hesitou em subir no palanque do candidato petista.

Por enquanto, o destino de Pereira permanece incerto. Ele chegou a ser consultado para presidir o PSB local, mas as conversas não avançaram e a proposta não vingou.

Em sua defesa, Pereira argumenta que “apenas seguiu a orientação nacional” do PMDB, que era de apoiar o PT no Estado.

Questionado sobre a situação incômoda, Valter afirmou ter apenas seguido a orientação nacional do partido, que foi o apoio ao PT.

Mas a condenação do PMDB local à sua atitude pode render dividendos políticos a Pereira, pelo menos em nível federal.

É que o entendimento do PT nacional é de que o senador peemedebista, ao dar apoio irrestrito à então candidata petista Dilma Rousseff o credenciou agora a postular cargos federais. Mas Pereira nega que tenha essa intenção, por enquanto.

Enquanto não se decide, o certo é que o PMDB de MS sofrerá perdas importantes de cargos federais, por conta de seu apoio ao presidenciável tucano derrotado José Serra.

 Entre os cargos da administração federal mais cobiçados estão aqueles de instituições como o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a Delegacia Federal de Agricultura, a Superintendência da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Assim como Valter Pereira, outros políticos derrotados no último pleito postulam os cargos citados, como Pedro Teruel e Amarildo Cruz, do PT, o ex-governador Zeca do PT e o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), que perdeu a disputa para o Senado.

Com informações do site Campo Grande News

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG