começa nesta segunda-feira em Washington, dizendo que é humilhante para a humanidade." / humilhante - Segurança Nuclear - iG" / começa nesta segunda-feira em Washington, dizendo que é humilhante para a humanidade." /

Líder iraniano diz que cúpula nuclear é humilhante

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad condenou a cúpula sobre segurança nuclear que http://ultimosegundo.ig.com.br/segurancanuclear/2010/04/12/eua+realizam+cupula+de+seguranca+nuclear+para+impedir+terrorismo+atomico+9454251.html target=_topcomeça nesta segunda-feira em Washington, dizendo que é humilhante para a humanidade.

Reuters |

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o anfitrião da cúpula, que visa prevenir o terrorismo nuclear mas na qual líderes mundiais também devem discutir o esforço de Obama para que sejam adotadas novas sanções contra o programa atômico do Irã.

"Cúpulas mundiais que estão sendo organizadas nestes dias visam humilhar seres humanos", disse Ahmadinejad aos delegados presentes a um evento sobre o turismo doméstico, segundo a agência de notícias IRNA.

AP
Ahmadinejad, presidente do Irã, defende programa nuclear do país
Ahmadinejad, presidente do Irã,
defende programa nuclear do país

O Irã não foi convidado a participar da cúpula, à qual estão presentes os líderes da China e da Rússia, cujo consentimento será necessário para a imposição de novas sanções que Obama quer que sejam acordadas nas próximas semanas.

Em vez disso, o Irã vai promover sua própria conferência sobre desarmamento nuclear em Teerã, nos dias 16 e 17 de abril, e disse que foram convidados especialistas e autoridades de cerca de 60 países.

Ahmadinejad usou de palavras duras para descrever políticos que afirmam representar a comunidade internacional: "Essas pessoas tolas que estão no comando são como pessoas estúpidas e retardadas que brandem suas espadas sempre que se deparam com falhas, sem se darem conta de que o tempo desse tipo de coisa já ficou para trás."

O Irã disse que vai queixar-se às Nações Unidas do que vê como sendo a ameaça implícita de Obama de atacá-lo com armas nucleares. Dirigindo-se aos Estados Unidos, Ahmadinejad falou: "Seu presente para o mundo é uma bomba nuclear, enquanto o Irã apresenta a humanidade".

O Irã diz que as sanções não vão obrigá-lo a desistir de sua busca por tecnologia nuclear que, afirma, tem finalidades inteiramente pacíficas. O Ocidente teme que o país esteja tentando dotar-se de armas nucleares.

Leia mais sobre segurança nuclear

    Leia tudo sobre: segurança nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG