Segundo turno de Serra dá sobrevida a DEM e PSDB de MT

Embate final de tucano com Dilma estimula articulações da oposição, que venceu a primeira batalha presidencial no Estado

Kelly Martins, iG Cuiabá |

A disputa do 2º turno pelo candidato à Presidência José Serra (PSDB) dá sobrevida aos líderes democratas e tucanos de Mato Grosso.

As siglas saíram derrotadas da eleição para governador e davam sustentação à candidatura do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, terceiro colocado na disputa com 16,55% dos votos.

Porém, as cúpulas do DEM e PSDB preferem não comentar o resultado negativo obtido nas urnas e garantem centralizar a atenção para a campanha presidenciável, já que Serra levou vantagem sobre Dilma Rouseff (PT) no Estado.

Wilson Santos é um dos principais coordenadores de Serra juntamente com a deputada federal Thelma de Oliveira , ex-senador Antero Paes de Barros e o senador democrata Jaime Campos.

Barros ressalta que as ações da campanha serão descentralizadas nos 141 municípios e os diretórios serão fortalecidos numa força tarefa entre os líderes.

“Precisamos reforçar a campanha e garantir a musculatura do partido. Temos que mostrar para a população que os governos sob a liderança do PSDB foram responsáveis por projetos e programas que asseguraram mudanças importantes”, frisa.

Ao que se vê no cenário das legendas é que a vitória de Serra ao Palácio do Planalto, poderá reverter no repasse de apoio político para líderes no Estado culminando na reestruturação do projeto para as eleições de 2012.

A derrota na eleição estadual fez com que o PSDB praticamente diminuísse seu tamanho e representatividade, se resumindo atualmente a um deputado federal e um estadual.

Nesse caso, os deputados Nilson Leitão (federal) e Guilherme Maluf (estadual) vão ter a missão de manter viva a sigla, caso ocorra uma derrota eleitoral em nível nacional.

Serra levou vantagem em Mato Grosso, sendo um dos nove estados em que o tucano ficou na frente de Dilma. Ela teve 42.94% dos votos, enquanto Serra conseguiu 44,16%.

O comitê do tucano será o mesmo usado por Wilson Santos, em Cuiabá.

O local já está sendo estruturado com computadores e material de campanha. Neste final de semana os membros do diretório regional do PSDB vai se reunir para traçar as principais estratégias a serem adotadas na próxima semana.


    Leia tudo sobre: Eleições MTEleiçoes Serra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG