Trânsito: passageiros levam cerca de 3 horas para chegar à Barra

Centro de Operações diz que lentidão ocorreu por ser "sexta-feira", haver "grande evento na cidade" e por causa de "incidentes"

iG Rio de Janeiro |

Motoristas que deixam a zona sul em direção à Barra da Tijuca enfrentaram um longo congestionamento na tarde e no início da noite desta sexta-feira (30). Há relatos de pessoas que levaram três horas para percorrer o trajeto. O Centro de Operações da Prefeitura e a CET-Rio se limitaram a informar que uma "série" de fatores provocam o caos. Entre eles, segundo a assessoria do Centro de Operações, “hoje ser sexta-feira” e haver “um grande evento da cidade”.

"Saí do Leblon e levei quase três horas para chegar na Cidade do Rock, fora o tempo que levei na fila para pegar o ônibus para o Rock in Rio. Não dá para montar um evento como esse sem ter um esquema que garanta a movimentação das pessoas", reclamou Fátima Souza que seguiu para o evento acompanhada de duas filhas.

Os problemas no trânsito registrados no caminho não são tão conhecidos. O diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Diniz, disse que apenas na segunda-feira poderia informar quais foram os problemas que provocaram o caos desta sexta. Mas sabe-se que, por volta das 16h, a equipe da Prefeitura informou pelo Twitter que "devido a um acidente no Túnel Zuzu Angel, sentido #SaoConrado, o trânsito apresenta retenção até o Parque dos Patins".

Minutos antes deste comunicado, e ainda pela mesma rede social, funcionários do centro informavam que "tempo médio de travessia da #BorgesdeMedeiros a #SaoConrado é de 23 minutos, com velocidade média de 17 km/h". A informação foi publicada logo depois de uma mensagem alertar, por volta das 15h, que "Acidente no #ZuzuAngel, sentido #SaoConrado, deixa o trânsito lento. CET-Rio no local".

Quem passava pelo trecho nessa hora, porém, diz que levou quase duas horas para percorrer o trajeto (Lagoa-São Conrado).

Enquanto isso, boletim divulgado pelo Centro de Operações, às 18h, informava que o tráfego na zona sul em direção à Barra era apenas "intenso". "Foram aproximadamente 2h40 para chegar de Ipanema até a cidade do rock. Estou cansado antes mesmo de o show começar", lamentou o estudante Pedro Henrique ao lado da namora Patrícia Aguiar.

A assessoria do Centro de Operações explicou, por telefone, que o acidente anunciado pela rede social era na verdade incidente: um ônibus havia enguiçado dentro do túnel Zuzu Angel no sentido Barra. A equipe da Prefeitura não informou o tempo que levou para a remoção do veículo e se a pista chegou a ser interditada aos motoristas.

Por volta das 19h, funcionários da CET-Rio informaram que o coletivo havia sido retirado às 18h30, aproximadamente.

O diretor de Operações da CET-Rio considera que o esquema montado pela Fetranspor para o transporte de passageiros para o Rock in Rio funcionou corretamente nesta sexta. Embora tenha ressaltado que o tráfego nas principais vias da cidade recebe maior fluxo de veículos neste dia da semana, Joaquim Diniz atribuiu o congestionamento no acesso à Barra a "uma sequência de incidentes". "Foram muitos incidentes, sobretudo no Zuzu Angel. A retirada do ônibus enguiçado levou tempo", afirmou.

Quem seguia para a Barra e tentou escapar da lentidão nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, na Lagoa, pela Praia do Leblon, também encontrou lentidão que se repetiu na Avenida Niemeyer.

Já na Barra da Tijuca, um carro enguiçado na Avenida das Américas ajudou a tumultuar ainda mais o trânsito. O Twitter do Centro de Operações informou que o veículo enguiçou na pista central, na altura do número 8.445. O carro foi retirado da pista por volta das 16h.

    Leia tudo sobre: rock in riotrânsito lentocongestionamentoacidente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG