Publicidade
Publicidade - Super banner
Especiais
enhanced by Google
 

Washington Luís Pereira de Sousa

26/10/1869 (Macaé, RJ) - 04/08/1957 (São Paulo, SP)

iG São Paulo

FGV CPDOC
Washington Luís
Quem foi - Presidente do Brasil entre 1926 e 1930 pelo Partido Republicano Paulista. Filho de militar e membro de uma família de grande prestígio político durante o Império, Washington Luís estudou Direito em São Paulo, onde começou e desenvolveu a maior parte de sua carreira. A vida política foi iniciada em 1897, em Batatais, interior paulista, como vereador. Mudou-se para a capital e casou-se com a filha do Barão de Piracicaba, grande cafeicultor. Foi deputado estadual em São Paulo em 1904 e entre 1914 e 1919 foi prefeito da capital. No ano seguinte foi eleito presidente do Estado e permaneceu no cargo até 1924. Em 1925, entrou para o Senado, mas ocupou o cargo apenas por um ano. Em 1926 concorreu e ganhou as eleições para a presidência da República.

Papel na Revolução – Em seu governo, Washington Luís tinha a missão de ampliar a base de apoio do governo federal e enfraquecer as resistências mineiras a sua gestão. A nomeação de Getúlio Vargas, então deputado federal gaúcho, para o Ministério da Fazenda cumpria com esta meta. Mas medidas radicais como o cerceamento da liberdade de imprensa e a censura, além da crise do café no final da década de 1920, colaboraram para a impopularidade do presidente em meados de seu mandato e criaram frentes oposicionistas mesmo dentro de seu reduto eleitoral, São Paulo.

Quebrou a alternância entre paulistas e mineiros na sucessão do governo federal ao indicar um candidato de São Paulo, Júlio Prestes, para sua sucessão. A atitude provocou a insatisfação do presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que esperava ser o próximo a ocupar o posto. Com o apoio do Rio Grande do Sul e da Paraíba, Andrada formou a Aliança Liberal, que concorreu à presidência com Getúlio Vargas à frente. Apesar de ver seu candidato vencer as eleições, Washington Luís foi deposto do cargo 21 dias antes de passar a faixa. Preso durante a revolução, exilou-se nos EUA e posteriormente na Europa, retornando ao Brasil apenas em 1947, dois anos após a saída de Getúlio da presidência da República.
 

Leia tudo sobre: Washington Luísrevolução de 30

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG