15/03/1882 (Itapetininga, SP) - 09/02/1946 (São Paulo, SP)

Júlio Prestes
AE
Júlio Prestes
Quem foi – Presidente de São Paulo e candidato indicado por Washington Luís à sua sucessão na presidência da República. Filho do coronel Fernando Prestes de Albuquerque - presidente de São Paulo de 1898 a 1900 e vice-presidente de 1908 a 1912 e de 1924 a 1927-, Júlio Prestes iniciou sua carreira política em 1909 como deputado estadual pelo Partido Republicano Paulista (PRP), o mesmo de seu pai. Foi reeleito nas quatro legislaturas seguintes, exercendo o mandato até 1923. Em 1924 entrou para a Câmara Federal e participou da proteção da região de Itararé (SP) contra revoltosos dos movimentos tenentistas, ao lado do pai e de Washington Luís. Foi eleito presidente de seu Estado em 1927.

Papel na revolução - Amigo de Washington Luís, Júlio Prestes foi indicado por ele à sucessão presidencial. A candidatura, entretanto, quebrava a alternância entre mineiros e paulistas no poder, a política conhecida como “café com leite”, praticada desde o início da República Velha. Apesar de receber apoio da maior parte dos Estados, a indicação gerou insatisfação do presidente mineiro, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que esperava ser o sucessor de Washington Luís. O político de Minas recebeu apoio do Rio Grande do Sul, Paraíba e de oposicionistas ao governo de Washington Luís em São Paulo, criando a Aliança Liberal, que lançou os nomes de Getúlio Vargas e João Pessoa para concorrer com Júlio Prestes nas urnas.

O candidato paulista ganhou as eleições e logo após a proclamação de sua vitória, ofereceu uma recepção solene às autoridades cariocas e em seguida embarcou para o exterior. Foi recebido como presidente eleito nos Estados Unidos, França e Inglaterra, mas não chegou a assumir o cargo ao retornar o Brasil, pois Washington Luís foi deposto pelas forças revolucionárias organizadas pela Aliança Liberal três semanas antes de entregar a faixa a Júlio Prestes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.