Juarez do Nascimento Fernandes Távora

14/01/1898 (Jaguaribemirim, CE) - 18/07/1975 (Rio de Janeiro, RJ)

iG São Paulo

Cristiano Machado / FGV CPDOC
Juarez Távora
Quem foi – Comandante das forças revolucionárias do Norte. De família numerosa, dependeu do apoio de seus irmãos mais velhos para estudar. Entrou para a carreira militar para poder concluir os estudos em Engenharia – já que as escolas militares eram gratuitas e garantiam uma carreira. Atuou como instrutor na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, onde conheceu Luís Carlos Prestes, entre outros líderes das revoltas tenentistas de 1922 e 1924. Participou ativamente de ambos os levantes e da Coluna Prestes em 1925, tendo sido preso. Fugiu e viveu na clandestinidade até 1930.

Papel na revolução – Durante o período em que era fugitivo, manteve contato com os militares revolucionários articulando novos movimentos revoltosos. Desde 1927 pretendia promover um levante armado em Pernambuco, mas não conseguiu apoio suficiente. Com a crise na sucessão de Washington Luís, aproximou-se dos articuladores da Aliança Liberal para participar da derrubada do poder federal. Távora foi o encarregado de organizar e executar o levante em todo o Nordeste, a partir do Recife.

Com a vitória dos revolucionários, passou a participar das decisões do governo provisório, compondo o grupo apelidado de “Gabinete Negro”. Foi convidado a assumir vários cargos em ministérios, mas não aceitou. Apenas em 1932 concordou em integrar a Comissão de Estudos Econômicos e Financeiros dos Estados e Municípios, organizada pelo Ministério da Fazenda – comandado por Oswaldo Aranha.

    Leia tudo sobre: Juarez Távorarevolução de 30

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG