Getúlio Dornelles Vargas

19/04/1882 (São Borja, RS) - 19/04/1882 (São Borja, RS)

iG São Paulo

FGV CPDOC
Getúlio Vargas
Quem foi – Presidente do Rio Grande do Sul pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR). Formado em Direito e nascido em uma família de estancieiros com participação política e militar em seu Estado, iniciou a carreira pública aos 27 anos. Entre 1909 e 1921, foi eleito três vezes deputado estadual e entre 1922 e 1926 ocupou o cargo de deputado federal. Foi ministro da Fazenda do governo Washington Luís por pouco mais de um ano, entre final de 1926 e 1927. No ano seguinte assumiu a presidência do Rio Grande do Sul.

Papel na Revolução – Esteve ao lado do presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, na negociação pelo apoio de Washington Luís à candidatura do político mineiro à sucessão da presidência da República. Com o insucesso das negociações, Getúlio foi o escolhido para concorrer com Júlio Prestes, candidato indicado pelo presidente da República para ocupar seu lugar. Com a derrota no pleito, articulou um levante armado que mobilizou mineiros, correligionários gaúchos, políticos nordestinos e a oposição paulista ao governo federal, apoiado por ex-combatentes das revoltas tenentistas.

Com a deposição de Washington Luís, Getúlio assumiu o comando do País. Um mês depois suspendeu garantias constitucionais, dissolveu o Congresso Nacional, os congressos estaduais e câmaras municipais e passou a nomear e exonerar interventores para governos estaduais. Permaneceu na presidência pelos 15 anos seguintes.

    Leia tudo sobre: Getúlio Vargasrevolução de 30

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG