Vinte civis são mortos em operações militares no leste da Síria

Presidente da Síria justifica repressão ao afirmar que é "dever do Estado" agir contra aqueles que "violam a lei"

iG São Paulo |

Pelo menos 20 civis morreram e dezenas ficaram feridos na cidade de Deir el-Zour, leste da Síria, depois que o Exército executou um ataque na madrugada deste domingo para reprimir a revolta contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

"As operações militares se concentram no bairro de Jura, onde os militares abriram fogo e deixaram pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos", declarou o presidente da Liga Síria de Direitos Humanos, Abdel Karim Rihaui.

As forças de segurança prenderam várias pessoas em diversos pontos da cidade de Deir el-Zour, 430 km ao nordeste de Damasco.

Além disso, quatro civis morreram neste domingo na província de Homs (centro) em uma operação militar, segundo Rami Abdel Rahman, do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Bashar al-Assad justificou a repressão das autoridades ao afirmar neste domingo que é um "dever do Estado" proteger a segurança de seus cidadãos e agir contra aqueles que "violam a lei".

Assad fez essas declarações depois de se reunir em Damasco com o ministro das Relações Exteriores do Líbano, Adnan Mansur, segundo a agência de notícias oficial síria Sana.

Eleições legislativas

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid al-Muallem, assegurou no sábado que o país realizará eleições legislativas antes do fim do ano e que as urnas servirão como "árbitro" nas reformas anunciadas pelo presidente Bashar al-Assad.

Segundo a agência de notícias oficial Sana, Muallem se reuniu no sábado com os embaixadores credenciados em Damasco e lhes disse que as autoridades sírias estão comprometidas com as reformas anunciadas por Assad, apesar de não terem conseguido até o momento aplacar os protestos de milhares de manifestantes que reivindicam quase diariamente sua renúncia.

*Com AFP e EFE

    Leia tudo sobre: síriaprotestosrevoltamundo árabebashar al-assad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG