Vice é eleito presidente com 99,8% dos votos no Iêmen

Chegada de Abdo Hadi ao poder marca o fim dos 33 anos de governo do ex-presidente Abdullah Saleh

iG São Paulo |

A Comissão Suprema Eleitoral do Iêmen anunciou nesta sexta-feira que 99,8% dos eleitores votaram a favor da nomeação de Abdo Rabbo Mansour Hadi como presidente do país na eleição realizada na última terça-feira .

Em entrevista coletiva, o presidente da Comissão, Mohammed Said al Hakimi, disse que Hadi, o único candidato que se apresentou às eleições, obteve mais de 6,5 milhões de votos, o que representa 99,8% dos sufrágios.

Al Hakimi também acrescentou que 15.974 pessoas votaram contra a escolha de Hadi, o vice-presidente do Iêmen desde 1994 e presidente interino desde que o líder Ali Abdullah Saleh deixou o cargo em novembro.

Juramento

Neste sábado, diante do Parlamento, Hadi deverá realizar seu juramento, porém, a cerimônia oficial de transferência de comando, que contará com a presença de Saleh, será realizada somente na próxima segunda-feira.

Iêmen: Presidente deixa o país para tratamento médico

O pleito presidencial, que convocou mais de 10 milhões de iemenitas às urnas, foi realizado com tranquilidade e com grande participação na maior parte do país.

Alguns separatistas sulinos, no entanto, tentar impor um boicote ao pleito e efetuaram vários ataques violentos, causando a morte de pelo menos três soldados e uma criança.

A eleição marcou o fim dos 33 anos de governo de Saleh, que deixou na quinta-feira os Estados Unidos, onde passou por um tratamento médico que durou mais de três semanas para tratamento de queimaduras após uma tentativa de assassinato em junho.

Saleh foi o quarto líder árabe a deixar o poder em um ano, após revoluções populares terem derrubado os chefes de Estado na Tunísia , no Egito e na Líbia .

*Com EFE

    Leia tudo sobre: iêmensalehhadieleição no iêmenrevolta no mundo árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG