Veja imagens da crise na Líbia nesta terça-feira

Clima de euforia diminui após aparição de filho de líder líbio cuja prisão tinha sido anunciada no domingo

iG São Paulo |

O clima de euforia deu lugar à forte tensão nas ruas de Trípoli, capital da Líbia, nesta terça-feira, com intensos combates entre rebeldes e forças leias ao líder líbio, Muamar Kadafi , em várias áreas-chave da cidade.

Explosões e tiros podem ser ouvidos em vários bairros e confrontos intensos aconteceu perto do quartel-general do coronel, em , e próxima a um hotel controlado pelo governo que abriga a maior parte dos jornalistas estrangeiros.

As forças leias a Kadafi parecem ter conseguido novo ânimo após a aparição de Saif al-Islam Kadafi , filho do líder líbio, um dia depois de o Tribunal Penal Internacional (TPI) ter confirmado alegações dos rebeldes de que ele havia sido capturado.

Conduzido por um veículo blindado, Saif fez uma aparição no hotel onde estão hospedados os jornalistas estrangeiros e disse que seu pai está a salvo em Trípoli. "Nós quebramos a espinha dos rebeldes", afirmou. "Era uma armadilha. Nós os fizemos passar por maus bocados, então estamos ganhando."

A aparição de Saif pareceu dar nova energia às forças leais a Kadafi, que intensificaram os combates contra os rebeldes. O porta-voz do governo, Moussa Ibrahim, afirmou, na rede de TV líbia Al-Urubah, que Kadafi tem o controle de pelo menos 75% de Trípoli. Na noite de segunda-feira, os rebeldes alegaram estar em controle de cerca de 80% da capital.

Veja imagens da Líbia nesta terça-feira:

    Leia tudo sobre: líbiakadafimundo árabeotanonu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG