Unicef vai enviar 5 milhões de litros de água a Trípoli

De acordo com a agência da ONU, pode ocorrer uma série de epidemias caso o problema de acesso à água não for solucionado

EFE |

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou neste domingo (28) que nos próximos dias enviará a Trípoli cerca de cinco milhões de litros de água por via terrestre e marítima desde os países vizinhos da Líbia.

Já foram distribuídas 23 mil garrafas de água para uso de emergência em Trípoli e está previsto que nesta segunda-feira cheguem à capital 90 mil garrafas adicionais, segundo indicou a Unicef em comunicado divulgado neste domingo em Genebra.

O chefe do escritório do Unicef na Líbia, Christian Balslev-Olesen, afirmou que a agência da ONU está respondendo às necessidades mais imediatas em Trípoli e manifestou sua preocupação diante da possível escassez de água na capital nos próximos dias.

"Pode ocorrer uma crise sanitária por epidemias sem precedentes se não solucionarmos estes problemas de acesso à água", declarou.

A equipe técnica do Unicef está trabalhando com as autoridades líbias para preparar uma avaliação precisa dos recursos hídricos, executar um plano de resposta de emergência e identificar fontes de água alternativas.

"A situação atual é a pior que poderíamos encontrar e a possibilidade de retomar os serviços de água corrente é crítica", explicou Balslev-Olesen.

Desde o início do conflito, os cortes de luz e a escassez de petróleo impossibilitaram o principal distribuidor de água potável na Líbia de suprir o país inteiro.

    Leia tudo sobre: LÍBIA ATAQUE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG