TV mostra imagens de supostos preparativos do funeral de Kadafi

Vídeo é divulgado por Emirados Árabes; chefe de inteligência teria chegado ao Mali, enquanto filho de ex-ditador estaria a caminho

iG São Paulo |

A emissora Alaan, dos Emirados Árabes, exibiu nesta quinta-feira imagens do que pareciam ser os preparativos do funeral do ex-líder líbio Muamar Kadafi , de seu filho Mutassim e do seu ministro da Defesa, Abu-Baker Yunis, na localidade líbia de Misrata. Os três foram mortos há uma semana durante a queda da cidade natal do ex-ditador, Sirte, e enterrados na terça-feira .

Um vídeo publicado no site do canal mostra três caixões de madeira sem tampa, nos quais apareciam os três corpos envolvidos em mortalhas e com os rostos descobertos antes de serem supostamente enterrados há dois dias.

Assista ao vídeo sem áudio veiculado no YouTube do suposto funeral:

Os féretros aparecem no chão, observados por cerca de 20 homens, alguns vestidos com turbante e túnica e outros com uniforme militar, diante de um edifício com as luzes acesas. Segundo a emissora, entre os presentes há membros do Conselho Local de Misrata, um primo e um motorista de Kadafi, dois filhos de Yunis e três seguidores do ex-líder líbio.

O apresentador do canal Alaan acrescentou que os três corpos foram enterrados em um local desconhecido no meio do deserto, em uma cerimônia só assistida pelo primo e o motorista de Kadafi.

Fuga do filho e chefe de inteligência

As imagens do suposto funeral surgiram no mesmo dia em que um conselheiro presidencial do Níger disse que o chefe de inteligência de Kadafi, Abdullah al-Senusi, chegou durante a madrugada à região de Kidal, no Mali, depois de cruzar o deserto do Níger. Além disso, afirmou que Saif al-Islam, filho considerado herdeiro político de Kadafi , está a caminho.

O conselheiro falou sob condição de anonimato da cidade de Agadez, onde anciões tuaregues mantiveram encontros durante a noite para discutir como lidar com a questão. Senusi e Saif são os dois membros remanescentes do regime de Kadafi que são procurados pelo Tribunal Penal Internacional .

De acordo com o conselheiro, Senusi foi escoltado através das dunas por tuaregues do Mali, e está em um acampamento no deserto no norte do país. Espera-se que o filho de Kadafi siga a mesma rota. Os tuaregues participaram das forças de segurança de Kadafi.

"Senusi está no norte de Mali, uma região quase impossível de controlar, onde conta com a proteção dos tuaregues que combateram os rebeldes líbios ao lado das brigadas kadafistas", explicaram fontes militares em Niamey, capital do Níger.

Saif é o único membro da família de Kadafi cujo paradeiro ainda é desconhecido. A mulher do líder deposto, assim como três de seus filhos - Aisha, Muhammad e Hannibal - fugiram para a Argélia em agosto. Saadi, outro filho de Kadafi, abrigou-se em setembro no Níger . A Interpol emitiu um mandado de prisão contra ele a pedido do CNT.

*Com EFE, AP e AFP

    Leia tudo sobre: líbiamundo árabekadafimorte de kadafinígermalisaif al-islam

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG