Síria condena blogueira adolescente a cinco anos de prisão

Aluna do ensino médio, Tal al-Molouhi, 19 anos, publicou no seu blog artigos em que dizia ansiar por um papel no futuro do país

iG São Paulo |

Um tribunal especial da Síria sentenciou nesta segunda-feira uma blogueira adolescente a cinco anos de prisão pelo crime de revelar informações a um país estrangeiro, segundo ativistas de direitos humanos.

Tal al-Molouhi, aluna do ensino médio, tem 19 anos e está presa desde 2009. Os EUA já fizeram apelos pela liberdade da adolescente, mas a rígida pena imposta a ela sinaliza que o governo sírio está intensificando a repressão depois das revoltas populares na Tunísia e no Egito.

Molouhi havia publicado no seu blog artigos em que dizia ansiar por um papel no futuro da Síria, governada há 50 anos pelo partido Baath. Ela também pediu ao presidente dos EUA, Barack Obama, que desse mais apoio à causa palestina.

A mãe de Molouhi, que a viu apenas duas vezes desde a prisão, escreveu no ano passado uma carta ao presidente síria, Bashar al Assad, implorando pela libertação da filha, e dizendo que ela se metia em política sem entender do assunto.

A prisão da menina causou uma tempestade na blogosfera árabe, e vários comentaristas criticaram o que disseram ser uma repressão indiscriminada na Síria.

Internet

Na semana passada, o governo sírio liberou o acesso liberado a sites como Facebook e YouTube, censurados há três anos. Os usuários de internet receberam a notícia da mudança com alegria. Foram liberadas também 240 páginas da web que estavam bloqueadas e que só podiam ser acessadas através de servidores no exterior.

*Com Reuters

    Leia tudo sobre: síriaegitotunísiainternetblogueiramanifestações

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG