Rebeldes líbios anunciam controle sobre cidade de Bir Ghanam

Batalha pelo controle da cidade que fica a 80 km da capital Trípoli começou há cerca de um mês

iG São Paulo |

Os rebeldes líbios que combatem nas montanhas do oeste do país conseguiram tomar o controle da cidade de Bir Ghanam, a 80 quilômetros da capital Trípoli, após intensos confrontos com as forças leais ao regime de Muamar Kadafi.

AP
Rebeldes líbios seguem em direção a cidade estratégica de Brega (19/7)
Na manhã deste sábado, os rebeldes lançaram uma súbita e violenta ofensiva contra as bases de Kadafi. A operação envolveu diversos tipos de armas e explosivos, usados pelos insurgentes para obrigar as tropas do regime a abandonar a cidade pelo norte e recuar vários quilômetros de suas posições iniciais.

Os centenas de combatentes rebeldes seguem avançando para o norte, a 40 quilômetros de Surman, cidade que fica a 20 km da capital. 

A batalha pelo controle da cidade de Bir Ghanam começou há um mês, mas os rebeldes foram repelidos em sua ofensiva por uma forte resistência das forças leais a Kadafi. 

Na sexta-feira, rebeldes líbios anunciaram a morte do filho do líder líbio Khamis Kadafi , comandante de uma importante brigada militar, em um ataque aéreo da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na cidade de Zlitan, mas o regime líbio desmentiu a informação. 

Islâmicos

Na quinta-feira, outro filho de Kadafi, Seif al-Islam, afirmou que o regime líbio está cortejando militantes islâmicos para que se voltem contra os rebeldes, confirmando os esforços do governo para aproveitar as divisões dentro da oposição.

Segundo o jornal americano The New York Times, um dirigente rebelde da facção religiosa, citada por Seif al-Islam como sendo seu interlocutor, confirmou as negociações.

Há mais de 40 anos à frente do poder, Kadafi tem reprimido duramente militantes islâmicos. Alguns deles aderiram à revolta da oposição, que busca derrubar o governo atual.

*Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: otanlíbiaconfrontosmuamar kadafibir al-ghanam

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG