Primeiro-ministro francês usou avião de Mubarak no Natal

Em comunicado, François Fillon disse ter recebido convite de autoridades egípcias para viajar de Assuan a Abu Simbel, no Egito

iG São Paulo |

AP
Multidão de manifestantes protesta contra Mubarak na praça Tahrir, no Cairo
O primeiro-ministro francês, François Fillon, admitiu nesta terça-feira ter usado o avião do presidente egípcio, Hosni Mubarak, nas férias do Natal passado.

Fillon, chefe de governo do presidente conservador Nicolas Sarkozy, admitiu nesta terça-feira, em comunicado, que o presidente egípcio havia colocado a nave à sua disposição e de sua família. O premiê confirmou a informação adiantada pelo jornal humorístico francês Le Canard Enchainé.

O chefe de governo francês disse que havia recebido "um convite das autoridades egípcias (...) para utilizar um avião da esqudrilha governamental egípcia para viajar de Assuan a Abu Simbel", precisou o comunicado.

Depois de visitar um templo, ele também teria feito um passeio de barco pelo Nilo, como convidado. Durante a estada no Egito, acrescenta a nota, François Fillon foi "hospedado pelas autoridades egípcias".

Há algumas semanas, o governo francês enfrentou outra polêmica, pelas férias, na mesma época, mas na Tunísia, da atual ministra das Relações Exteriores, Michèle Alliot-Marie. Alliot-Marie usou duas vezes o avião particular de um empresário, amigo do presidente tunisiano deposto após intensos protestos, Zine el Abidine Ben Ali

No Egito, manifestantes contrários ao governo exigem a renúncia de Mubarak , no poder há 30 anos. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 300 morreram em 15 dias de mobilização.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: egitohosni mubarakoposiçãomanifestações

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG