Presidente do Iêmen aparecerá na mídia nas próximas 48 horas

Queimaduras no rosto e em diferentes partes do corpo podem surpreender imprensa, diz porta-voz do presidente Ali Abdullah Saleh

iG São Paulo |

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, que não tem sido visto em público desde um ataque a seu palácio no começo deste mês, aparecerá na mídia nas próximas 48 horas, disse neste domingo seu secretário de imprensa.

"O presidente aparecerá dentro das próximas 48 horas apesar do nosso medo de que as queimaduras na face e em diferentes partes do corpo sejam um obstáculo, já que a aparência dele não será o que a mídia espera", disse Ahmed al-Sufi em comunicado.

Saleh, de 69 anos, buscou tratamento em um hospital saudita após o ataque. Dias após as bombas na mesquita do palácio presidencial, ele transmitiu uma mensagem de áudio pela televisão.

Sufi disse que o presidente está com boa saúde e que continua a cuidar dos assuntos do Iêmen. "Os preparativos estão sendo feitos para que ele apareça. Isso será seguido de importantes eventos de mídia", afirmou.

Bomba

De acordo com uma fonte próxima a Saleh citada pela agência Reuters, o presidente iemenita ficou ferido por uma bomba plantada em uma mesquita no interior do palácio presidencial. "A bomba na mesquita explodiu muito perto do presidente. Ele teve muita sorte de ter escapado," disse a fonte, que estava com Saleh no momento do ataque.

Anteriormente, autoridades iemenitas haviam acusado uma coalizão tribal opositora de disparar morteiros contra o palácio, acusação que a coalizão rejeitou. A fonte se negou a dizer quem imaginava que tenha plantado a bomba.

O ataque ocorreu em meio a meses de protestos contra a presidência de Saleh, que já dura 33 anos. A instabilidade e os confrontos mortais entre os defensores do presidente e seus adversários paralisou o país e aumentou a preocupação de que militantes possam tentar uma influência maior sobre o Iêmen.

*Com Reuters

    Leia tudo sobre: iêmenchoquesoposiçãoforças de segurançasaleh

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG