Perfil: Kadafi tem formação militar e chegou ao poder após golpe

No poder há 42 anos, presidente líbio foi acusado de financiar grupos terroristas e sobreviveu a atentado

iG São Paulo |

No governo há 42 anos, Muamar Kadafi tem formação militar e chegou ao poder depois de um golpe de Estado que derrubou o então rei Idris. Aos 27 anos de idade, fez parte das tropas revolucionárias que em 1º de setembro de 1969 tomaram o governo do país e colocaram na liderança Al Magrabi. Logo depois, com a deserção de Al Magrabi, Kadafi assume o comando com o título de coronel.

Vaidoso, o estadista escreveu em 1975 o Livro Verde, no qual resume sua ideologia e defende a “democracia islâmica”, definida como socialismo árabe para a Líbia.

Nos anos 80, o presidente líbio dá apoio a grupos considerados terroristas pelo Ocidente, como o irlandês IRA e facções palestinas. A Organização das Nações Unidas impõe sanções ao país, acusando Kadafi de financiar o terrorismo.

Depois de a Líbia assumir formalmente responsabilidade pelo atentado contra o avião da Pan AM, em Lockerbie, na Escócia, em 1988 - com 270 mortos, e ter abandonado o programa de armas de destruição em massa, a ONU suspende as sanções e o Ocidente reata relações com o país africano.

Em maio do mesmo ano, Kadafi é atingido por um tiro, mas sobrevive a um atentado executado pelo grupo extremista Movimento de Mártires Islâmicos.

WikiLeaks

Em telegramas diplomáticos americanos vazados recentemente pelo site WikiLeaks, Kadafi é descrito pela diplomacia americana como “obssessivamente dependente de um pequeno núcleo de funcionários de confiança”. Segundo os documentos, o líder não pode viajar se não estiver com uma “voluptuosa” enfermeira ucraniana que o acompanha.

O presidente é conhecido também por preferir uma tenda beduína a um quarto de hotel. No interior da tenda é preciso haver computador, telefone, ar condicionado e banheiro. Uma guarda feminina e um grupo de homens bem armados completam segurança do líder.

O presidente líbio passa a maior parte do tempo em uma zona árida nos arredores de Trípoli, capital da Líbia. Ali costuma receber políticos, empresários e líderes internacionais.

Filho de um casal de nômades beduínos, Kadafi nasceu em 1942 na desértica região de Syrte. A data exata de seu nascimento, no entanto, é um mistério. Apesar de alguns historiadores afirmarem que ele nasceu em junho, outros falam em setembro. O líder, no entanto, se recusa e confirmar a data exata.

*Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: protestosegitotunísialíbiakadafimundo árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG