Otan destrói blindados e depósitos de armas do regime de Kadafi

Depósitos de armas forneciam munição para os bombardeios das forças de Kadafi sobre a cidade de Misrata e outras zona povoadas

EFE |

Os ataques aéreos da Otan na Líbia destruíram no sábado vários veículos blindados e depósitos de armas de grande importância do regime de Muammar Kadafi, segundo indicou a Aliança em comunicado. Os depósitos de armas forneciam munição para os bombardeios das forças de Kadafi sobre a cidade de Misrata e outras zona povoadas.

"Além de bater em suas provisões, nossos aviões destruíram uma porcentagem significativo das forças blindadas" do regime, segundo nota o general Charles Bouchard, responsável das operações da Otan na Líbia.

Alguns dos veículos blindados atacados tinham participado do "bombardeio indiscriminado de Misrata", por isso que sua destruição supõe reduzir a capacidade do regime de Kadafi de atacar à população civil, acrescentou Bouchard.

Outras forças blindadas atacadas haviam participado em bombardeios sobre a cidade de Ajdabiya, em direção ao leste.

Bouchard denunciou que os pilotos aliados seguem vendo como as forças de Kadafi continuam utilizando à população civil como "escudos humanos", ao situar armamento pesado junto a pessoas, casas e inclusive mesquitas. "Se viu a tropas esconder-se detrás de mulheres e crianças. Este tipo de conduta viola os princípios do direito internacional e não será tolerado", recalcou o responsável militar aliado.

    Leia tudo sobre: otanataquelíbia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG