Na véspera do Ramadã, presidente do Iêmen pede diálogo

Abdullah Saleh voltou a investir neste domingo em discurso convidando "todas as tendências polítcas" a negociar

EFE |

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, reiterou neste domingo que o diálogo é a "única saída" para a crise que seu país vive, em discurso feito em Riad, onde se recupera dos ferimentos sofridos em um atentado ocorrido no dia 3 de junho. Em seu discurso, divulgado pela agência oficial de notícias Saba, Saleh afirmou que convida "todas as tendências políticas ao diálogo" baseado "em conceitos nacionais e na Constituição".

O presidente iemenita também fez um apelo à calma, alegando que "violência só gera violência, conflitos políticos e guerra", segundo o discurso que deu por ocasião do começo do mês do Ramadã, nesta segunda-feira.

"Outra vez peço para que o passado seja superado e que o mês do Ramadã seja uma oportunidade para que todos se unam para o diálogo, a tolerância e o fim da tensão nas cidades, nas estradas, nas praças e nas avenidas", declarou.

Sobre a transferência de poder, Saleh reiterou seu compromisso com uma iniciativa dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), assinada pela oposição iemenita, mas que foi rejeitada pelo presidente em três ocasiões. A proposta do CGG estipula uma transferência do poder ao vice-presidente, Abdo Rabu Mansur Hadi, no prazo de um mês após sua assinatura e a realização de eleições dois meses depois.

Saleh também afirmou que não se pode mudar o regime mediante o uso da violência, e insistiu na realização de uma votação. O presidente iemenita viajou em 4 de junho à Arábia Saudita, um dia após ser ferido em um atentado contra o Palácio Presidencial, no qual morreram sete guarda-costas e outros dirigentes sofreram ferimentos. Desde então, o presidente foi submetido a oito operações no hospital militar de Riad, segundo detalhou o próprio no primeiro discurso que deu, em 7 de julho.

    Leia tudo sobre: IêmenSalehmundo árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG