Ministro da Informação do Iêmen escapa ileso de atentado

Nomeado pela oposição, Ali al-Amrani deixava reunião na capital do país, Sanaa, quando seu carro foi alvo de disparos

iG São Paulo |

O ministro da Informação do Iêmen, Ali al-Amrani, escapou de uma tentativa de assassinato nesta terça-feira na capital do país, Sanaa, de acordo com testemunhas. Um assessor afirmou que o carro de Amrani foi alvo de vários tiros, mas que ele não ficou ferido.

O ataque aconteceu quando Amrani deixava uma reunião do Conselho de Ministros. Ninguém que estava no carro ficou ferido pelos agressores, que fugiram.

Em março, Amrani deixou o partido do presidente Ali Abdullah Saleh e se uniu à oposição, participando da revolta popular contra o governo, que dura meses. Amrani foi nomeado pela oposição para integrar o Executivo recentemente.

A formação do gabinete de coalizão, em dezembro do ano passado, faz parte da iniciativa do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que procura solucionar a crise política no país.

Membros da oposição e do partido de Saleh assinaram em novembro um acordo em Riad como resposta aos protestos que eclodiram no início do ano passado e que exigiam a renúncia do presidente após 33 anos no poder.

A medida não acabou com a crise no Iêmen, que continua sendo palco de episódios de violência e manifestações que exigem um julgamento para o líder, que atualmente está nos Estados Unidos para se tratar dos ferimentos que sofreu após um atentado em junho de 2011.

Além disso, o Parlamento aprovou em 21 de janeiro uma lei que concede imunidade total a Saleh e livra seus colaboradores de processos por motivos políticos.

Outros ataques conta autoridades aconteceram no Iêmen, Em 30 de setembro, o então vice-ministro de Informação do Iêmen, Abdo el Yanadi, escapou de um atentado na capital, dias após o ministro da Defesa, Mohammed Nasser Ahmad, ficar ferido após uma explosão de carro-bomba na cidade de Áden.

Com EFE

    Leia tudo sobre: iêmensalehmundo árabeprimavera árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG