Independentes vencem eleições parlamentares no Bahrein

Votação de sábado definiu 14 dos 40 deputados do Parlamento; segundo turno ainda tem de ser feito em 9 circunscrições

EFE |

Os candidatos independentes triunfaram nas eleições de sábado no Bahrein para escolher 14 deputados dos 40 do Parlamento, informaram a agência estatal de notícias do país, a BNA, e a rede de TV árabe Al-Jazeera, do Catar.

Após esse resultado, o Parlamento será composto em sua maioria por membros independentes, apesar de ter de se realizar um segundo turno em nove das circunscrições, disse em coletiva o ministro da Justiça, xeque Khaled bin Ali al Khalifa.

O ministro explicou que a participação foi de 51% em algumas eleições boicotadas pelo principal partido da oposição, o xiita Al Wefaq. Em outubro de 2010, essa legenda xiita conseguiu 18 das 40 cadeiras da Câmara na votação legislativa, mas em 15 de fevereiro decidiu se retirar do Parlamento em protesto pela repressão das revoltas contra o regime.

O Bahrein é um arquipélago formado por 36 ilhas com uma superfície de 727 quilômetros quadrados, no qual vive pouco mais de 1 milhão de habitantes, a metade dos quais não têm a nacionalidade do país.

A população, majoritariamente de confissão muçulmana, é composta por 70% de xiitas, uma comunidade que protagonizou vários protestos para exigir uma maior reforma democrática e um papel mais representativo dos xiitas no reino.

    Leia tudo sobre: bahreinmundo árabeeleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG