Hillary Clinton se encontra com oposição líbia em Paris

Nesta terça-feira, secretária de Estado americana fez primeira viagem ao Egito desde a queda do presidente Hosni Mubarak

iG São Paulo |

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, encontrou-se em Paris com o líder da oposição líbia Mahmoud Jibril, com quem discutiu maneiras de os Estados Unidos ajudar a dar fim à batalha entre forças leais ao líder líbio, Muamar Kadafi, e opositores.

AP
Hillary falou sobre a Líbia em visita ao Cairo, no Egito
O encontro aconteceu na segunda-feira e durou cerca de 45 minutos, de acordo com um oficial americano que não quis dar outros detalhes. As conversas ocorreram enquanto ministros do G-8 se reuniram em Paris para debater uma possível zona de exclusão aérea, opção militar contra as forças pró-Kadafi.

Jibril faz parte de um conselho de governo interino líbio, que fica baseado na cidade de Banghazi, no leste do país. Rebeldes líbios apelaram para ajuda internacional a fim de limitar os recursos de Kadafi, enquanto suas forças conquistam territórios antes dominados por opositores no leste da Líbia.

Nesta terça-feira, Hillary chegou ao Egito, em sua primeira visita ao Cairo desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak. A secretária de Estado manterá reuniões com o colega egípcio Nabil al-Arabi e com Mohammed Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, que assumiu o poder depois da renúncia de Mubarak em 11 de fevereiro, assim como com o primeiro-ministro Essam Sharaf.

No Cairo, Hillary voltou a falar sobre a Líbia e declarou que os EUA entendem o quão urgente é a situação e a crise humanitária no país. Ela afirmou também que o apoio aos rebeldes opositores líbios deve ser um esforço internacional conjunto.

*Com BBC

    Leia tudo sobre: hillarylíbiaegitorevolta no mundo árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG