Governo do Iêmen anuncia cessar-fogo com a oposição

Acordo busca pôr fim a choques entre forças leais a Saleh e combatentes liderados por genereal dissidente e chefe tribal

iG São Paulo |

AP
Manifestante ferido é socorrido em Sanaa, capital do Iêmen
O governo do Iêmen anunciou nesta terça-feira ter assinado um cessar-fogo com o general dissidente Mohnsen al-Ahmar e o chefe tribal xeque Sadeq al-Ahmar.

As tropas fiéis ao governo do presidente Ali Abdullah Saleh e os combatentes liderados pelos dois opositores têm choques violentos na capital, Sanaa, há semanas.

Nesta terça-feira, forças leias a Saleh atiraram contra manifestantes em Sanaa, deixando ao menos dois mortos. Não está claro se esse confronto aconteceu antes ou depois do anúncio de cessar-fogo.

De acordo com a agência oficial Saba, o acordo entrou em vigor às 15h locais (10h no horário de Brasília) e tem o objetivo de “trazer calma e garantir a segurança da capital”. 

"O cessar-fogo deve ser seguido pela retirada dos homens armados das ruas, do desmantelamento das barreiras e das barricadas e do retorno à normalidade na capital", indicou a agência.

Violentos confrontos opuseram as forças fiéis ao presidente Ali Abdullah Saleh e a Primeira Divisão Blindada do Exército sob o comando do general dissidente Ali Mohsen al Ahmar, em especial nas imediações da Praça da Mudança, onde acampam os manifestantes que pedem a saída do presidente desde o fim de janeiro.

As forças de Saleh também combatem contra homens do xeque Sadeq al-Ahmar, chefe da confederação tribal dos Hashed que se uniu aos protestos, no bairro de Al Hasaba (norte).

As tropas de Sadeq al-Ahmar também teriam concordado com o cessar-fogo, mediado por um comitê local chefiado pelo vice-presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi.

Saleh, que está no poder há 33 anos, anunciou diversas vezes neste ano que concordaria em deixar o poder, mas voltou atrás em todas as ocasiões.

Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: iêmenmundo árabeali abdullah saleh

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG