Forças leais a Kadafi lançaram míssil Scud contra rebeldes

Segundo fontes ligadas à Defesa americana, alvo seria cidade de Brega, a sudoeste de Benghazi, sob controle parcial de opositores

iG São Paulo |

As forças líbias leais a Muamar Kadafi fizeram um lançamento de um míssil Scud da cidade de Sirte que caiu no domingo no deserto, sem causar vítimas.

AFP
Rebeldes líbios se locomovem em direção à cidade petrolífera de Brega
Segundo uma fonte ligada à Defesa americana, provavelmente, o alvo do míssil era a cidade de Brega, a sudoeste de Benghazi, que sob controle parcial dos rebeldes.

O rebeldes controlam todas as zonas residenciais de Brega, mas os combates contra o Exército de Kadafi prosseguem no oeste da cidade petroleira estratégica.

Nesta segunda-feira, rebeldes líbios assumiram o controle de três cidades-chave no caminho para a capital Trípoli: Zawiayh, que fica 40 km a oeste da capital; Gharyane, 50 km ao sul de Trípoli; e Sorman, cerca de 60 km a oeste. 

Embaixada

Ainda nesta segunda-feira, os EUA anunciaram que o representante da oposição líbia Ali Aujali foi acreditado como novo embaixador da Líbia em Washington.

"Aujali foi acreditado e a embaixada está aberta", declarou Victoria Nuland, porta-voz do departamento de Estado.

Ex-integrante do governo líbio, Ali Aujali foi demitido em fevereiro passado por protestar contra Kadafi e se uniu ao Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político dos rebeldes líbios.

Em meados de julho, o CNT foi reconhecido pelos EUA como "autoridade governamental legítima" na Líbia. No início deste mês, o conselho foi autorizado a reabrir a embaixada da Líbia em Washington.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: otanlíbiaconfrontosmuamar kadafirebeldes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG