Embarcações com 1 mil imigrantes líbios chegam a Lampedusa

Quatro barcos levaram 1.401 refugiados, dentre eles 122 mulheres e 33 crianças, que deixaram país por conflito

iG São Paulo |

Quatro embarcações que transportavam mais de 1 mil imigrantes líbios chegaram na madrugada deste sábado à pequena ilha italiana de Lampedusa, indicou a imprensa local. Entre as 1.041 pessoas que desembarcaram há 122 mulheres, muitas delas a ponto de dar à luz, e 33 crianças.

As embarcações foram socorrida pelas lanchas da Guarda Costeira italiana e acompanhadas a Lampedusa pequena ilha situada mais próximo ao litoral norte-africano do que da península italiana.

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, que este sábado deveria viajar à ilha, desistiu da viagem para não dificultar as operações de socorro, segundo os meios de comunicação locais.

Desde o começo deste ano, mais de 11 mil africanos fugindo do conflito na Líbia desembarcaram no sul da Itália. O fenômeno aumentou depois com o aumento dos conflitos entre rebeldes e forças do governo, especialmente depois dos ataques aéreos ocidentais na Líbia em meados de março.

Segundo a comunidade católica Sant'Egidio, 1.820 imigrantes norte-africanos, em sua maioria procedentes de situados ao sul do Saarah, morreram no Mediterrâneo no início de janeiro quando tentavam chegar à Europa.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: lampedusaitáliaresgaterefugiadosmundo árabe

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG