Egípcios voltam às urnas para terceira rodada da eleição

Cerca de 14 milhões de moradores de nove províncias votam na última etapa da primeira parte da votação parlamentar

iG São Paulo |

AP
Mulheres votam na terceira rodada da primeira parte das eleições parlamentares egípcias em Qalyobeia

Eleitores vão às urnas nesta terça-feira em nove províncias do Egito, na terceira e última rodada das primeiras eleições parlamentares do país desde a queda do ex-presidente Hosni Mubarak, em fevereiro, após 18 dias de protestos populares.

Cerca de 14 milhões de eleitores estão aptos a votar em um terço das 27 províncias egípcias para eleger os 150 membros do Parlamento.

A votação acontece em áreas rurais do sul do Egito, localidades industriais do Delta do Nilo, ao norte do Cairo e na região do Sinai, no leste do país.

Por ocorrer em locais onde vivem grande quantidade de partidários dos partidos islâmicos, a votação desta terça-feira não deve alterar o resultado das eleições.

Até agora, os islamistas têm o maior número de cadeiras na assembleia que conduzirá a transição para um governo civil.

A lista partidária do grupo Irmandade Muçulmana conquistou a maioria dos votos nas primeiras duas rodadas. A eleição parlamentar começou em 28 de novembro e deve ter o resultado final anunciado em 13 de janeiro.

As três etapas de votação são relativas a Assembleia Popular. No fim de janeiro começa uma nova eleição, agora para o Conselho da Shura, que também terá três etapas e deve ser concluída em março.

Com AP e Reuters

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG