Brasil critica prisão de jornalistas e pede superação da crise

Itamaraty divulgou nota em que deplora confrontos violentos no Egito e pede que o governo local garanta segurança de estrangeiros

Severino Motta, iG Brasília |

O ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta quinta-feira em que “deplora os confrontos violentos” associados à crise política vivida pelo Egito. No documento, os jornalistas Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, que ficaram presos no país africano , são citados nominalmente, junto a um pedido para que as autoridades locais tomem medidas para “garantir liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes”.

Na nota, o governo brasileiro reafirma a solidariedade e amizade ao Egito e diz esperar que o momento de instabilidade seja resolvido rapidamente. Por fim, o ministério das Relações Exteriores destaca que a embaixada do Brasil no Cairo continua prestando assistência a turistas e a brasileiros que residam no Egito.

Veja abaixo a íntegra da nota:

O Governo brasileiro deplora os confrontos violentos associados aos últimos desdobramentos da crise no Egito, em particular os atos de hostilidade à imprensa reportados ontem e hoje.

O Governo brasileiro protesta contra a detenção dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, e manifesta a expectativa de que as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país.

Ao reafirmar a solidariedade e amizade do Brasil ao povo egípcio, o Governo brasileiro espera que este momento de instabilidade seja superado com a maior rapidez possível em um contexto de aprimoramento institucional e democrático do Egito.

A Embaixada do Brasil no Cairo continuará prestando assistência a turistas e residentes brasileiros que se encontram no país.

    Leia tudo sobre: egitohosni mubarakdia da iramanifestaçõesbrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG