Ataques da Otan ajudam rebeldes a manter controle de Ajdabiya

Bombardeios destruíram pelo menos 11 tanques das forças pró-Kadafi na cidade e mais 14 em Misrata

iG São Paulo |

AFP
Rebeldes lançam foguete contra forças pró-Kadafi em Ajdabiya

Rebeldes líbios disseram que ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) neste domingo em Ajdabiya ajudaram a impedir que a cidade passasse para o controle das forças leais ao líder Muamar Kadafi.

Ajdabiya é a última cidade controlada pelos rebeldes no leste antes de se chegar ao bastião rebelde de Benghazi e está em um ponto estratégico, que dá acesso às áreas controladas pelos rebeldes.

A Otan realizou pelo menos quatro ataques contra as forças de Kadafi neste domingo, destruindo pelo menos 11 tanques em Ajdabiya, no leste do país, e 14 em Misrata, única cidade do oeste que está nas mãos dos rebeldes.

Líderes da oposição disseram que os governistas abandonaram Ajdabiya, mas explosões e tiros ainda são ouvidos na cidade. Segundo fontes médicas, os combates no fim de semana deixaram pelo menos 38 mortos.

Também neste domingo, um grupo de cinco líderes africanos, liderado pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, se reunirá com Kadafi e com os rebeldes para tentar fechar um cessar-fogo no país. Fazem parte do grupo, além de Zuma, os presidentes da República Democrática do Congo, da Mauritânia, do Mali e de Uganda.

A União Africana pediu o fim imediato dos confrontos na Líbia e propôs um período de transição para implementar reformas políticas no país. Um porta-voz dos rebeldes afirmou que o acordo deve incluir a saída do poder de Kadafi e seus filhos.

Repórter da AP desaparecido

A agência Associated Press anunciou neste domingo que seu fotógrafo Altaf Qadri, que havia desaparecido na véspera no leste da Líbia, está são e salvo. "Estamos felizes de que ele tenha sido encontrado são e salvo enquanto cobria a violência na região", disse John Daniszewski, editor da área de internacional da AP.Q

adri, de 35 anos, laureado este ano com um prêmio World Press Photo, havia desaparecido no sábado no leste da Líbia enquanto cobria o conflito. Ele se perdeu de colegas perto de Ajdabiya no sábado.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: líbiakadafizona de exclusão aéreaotan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG