Advogado diz que Mubarak está em coma. Médico nega

Emissora de TV estatal afirma que que o presidente egípcio deposto sofreu um derrame. Médicos dizem que quadro dele é estável

iG São Paulo |

O presidente egípcio deposto Hosni Mubarak, hospitalizado no balneário de Sharm el-Sheik, está em coma, anunciou neste domingo a televisão estatal do Egito. O advogado de Mubarak, Farid el-Deeb, disse à TV que os médicos estavam trabalhando para trazer Mubarak, de 83 anos, de volta à consciência.

De acordo com a estatal, o ex-líder sofreu um derrame. Mubarak caiu "em coma profundo após uma deterioração repentina de seu estado", afirmou a TV.

O diretor do hospital de Sharm el-Sheik, no entanto, desmentiu que o presidente egípcio deposto esteja em coma. O chefe da equipe que cuida do ex-presidente afirma que ele está em condição estável. O médico diz que Mubarak somente sentiu-se tonto depois de uma queda na pressão arterial, para a qual foi tratado prontamente.

AFP
Foto sem data mostra Mubarak, a mulher Suzanne e os filhos Gamal (D) e Alaa (E)

O ex-presidente egípcio, cujo julgamento pela repressão sangrenta de manifestações e corrupção deve começar em agosto, sofre de um câncer de estômago, segundo Farid Al Dib. "Tem um câncer de estômago, e os tumores se multiplicam", afirmou em junho. Durante anos circularam boatos no Egito a respeito da saúde de Mubarak, mas as autoridades sempre negaram que o ex-presidente tivesse alguma doença grave.

O ex-chefe de Estado, hospitalizado desde 13 de abril por causa de problemas cardíacos surgidos durante um interrogatório, Mubarak sofreu em março de 2010 uma ablação da vesícula biliar e foi submetido à retirada de um pólipo do duodeno em uma clínica de Heidelberg, na Alemanha.

O julgamento do ex-presidente e seus dois filhos terá início em 3 de agosto. Os três vão ser julgados no tribunal penal do norte do Cairo pelo assassinato de manifestantes e acusações de corrupção.

(Com AP, AFP e BBC Brasil)

    Leia tudo sobre: egitomundo árabemubarak

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG